Centenas de pessoas compareceram à Base Aérea de Belém na manhã deste domingo (25) para participar da programação "Portões Abertos 2023", evento que faz alusão às comemorações pelos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, considerado o pai da aviação no Brasil.
O trânsito que se formou em frente da Base Aérea já por volta de 10h foi uma amostra da grande adesão do público à programação oferecida pela Força Aérea Brasileira (FAB). Mesmo com o sol intenso, famílias com crianças, idosos e amantes da aviação não perderam a programação, que incluiu exposição de aeronaves históricas, sobrevôos de aeronaves, exposição de aeromodelismo e de carros antigos, além de atrações regionais e culturais, incluindo a apresentação da tradicional Banda de Música da Base Aérea de Belém.
VEJA TAMBÉM:
Base Aérea de Belém abre as portas para a população
Sabendo do interesse do filho pela área da aviação, a dona de casa Bruna dos Santos de Souza, 30 anos, participou pela primeira vez da programação. Prestes a entrar na aeronave C-47 Douglas, destinada a missões de transporte e que voou pela primeira vez em 1935, ela não escondia a curiosidade. "Como eu tenho medo de avião, só estando assim, estacionado, pra eu entrar. É a primeira vez que eu venho e estou achando muito interessante".
Acompanhando Bruna e o filho, o autônomo Carlos Queiroz, 63 anos, aproveitou as visitas às aeronaves históricas para imaginar como seria estar em voo dentro delas. "É muito interessante para trazer a família, para conhecer toda essa área da aviação e também pra gente imaginar como seria se estivéssemos voando nelas".
O interesse do filho Fernando por desenhos e histórias de aviões também levou o gerente operacional Fabrício Ramos, 43 anos, gerente operacional e a esposa Flávia Ramos, 28 anos, auxiliar administrativa, até a programação. "É importante trazer as crianças para apresentar pra elas o que são as Forças Armadas", considera Fabrício. "Ainda tem a parte dos equipamentos aeronáuticos e dos carros antigos que também é muito interessante".
Apesar de já ter participado de edições anteriores do "Portões Abertos", o biomédico Luis Henrique Farias, 38 anos, fez questão de ir à edição deste ano para levar a filha Maria Luiza, de 5 anos. "Ela gosta de aviões, de aeroporto e nem sempre a gente pode estar levando ela, então, eu decidi trazer ela hoje pra conhecer", considerou. "Eu acho que a parte mais interessante é a dos resgates que as Forças fazem a simulação e também a parte dos escoteiros, que eu quis que ela visse até para ver se ela se interessava em participar".
Atividade institucional sem fins lucrativos, a programação "Portões Abertos 2023" é, além de uma homenagem ao nascimento de Santos Dumont, uma forma de estreitar os laços da sociedade paraense com a Força Aérea Brasileira (FAB). A programação se estendeu por pela tarde de domingo, encerrando às 16h.
Comentar