Na manhã deste sábado (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro das Cidades, Jader Filho, entregaram 222 casas do Residencial Angelim, em Abaetetuba, na região do Baixo Tocantins. As moradias fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida.
A cerimonia de entrega das chaves contou com a presença do governador Helder Barbalho (MDB) e da prefeita de Abaetetuba Francineti Carvalho (PSDB) e de outras autoridades. Ainda durante o evento, o presidente fez o anúncio oficial da realização da Conferência do Clima das Nações Unidas - a COP 30 -, que será realizada em 2025, em Belém. A conferência mundial será realizado pela primeira vez na região amazônica.
Durante o seu discurso, o presidente aproveitou para pedir desculpas ao paraenses pelo Estado não ter sido escolhido como sede da Copa do Mundo em 2014.
"Helder, eu queria que esse ato fosse transformado em um ato que eu diria quase um pedido de desculpa do que aconteceu na Copa do Mudo em 2014. Na Copa do Mundo de 2014, o governo federal não participou da quantidade de estádios e o governo federal e nem o ministro do esporte participou da escolha dos estádios", afirmou Lula. "Eu confesso a vocês que, por entender um pouco de futebol eu acho que o Estado do Pará é que deveria ter sido escolhido para ser sede da Copa do Mundo e não o Estado do Amazonas. Não que o Amazonas não mereça, é que no Amazonas tem menos tradição no futebol do que o Estado do Pará. Afinal de contas aqui tem o Remo e o Paysandu e o Remo conseguiu ganhar do Corinthians de 2x0 e nós ganhamos nos pênaltis lá em São Paulo", completou.
Na época, os paraenses tiveram uma frustração em 2009 quando foram anunciadas as 12 cidades da Copa de 2014 no Brasil, com Belém fora. O principal motivo para a não escolha, é que a capital paraense não tinha infraestrutura, questão de logística e condições de transporte muito limitadas.
Comentar