plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$

home
CONSULTA

 Imposto de Renda: 2º lote de restituição sairá no dia 23

O pagamento será feito no dia 30 deste mês, mas a Receita não informou se estará disponível apenas para contribuintes que estão na lista de prioridades. Saiba como será liberado o dinheiro e como consultar

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia  Imposto de Renda: 2º lote de restituição sairá no dia 23 camera A consulta do novo lote do imposto pode ser feita pelo site da Receita Federal | Marcello Casal Jr / Agência Brasil

A Receita Federal confirmou que o segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2023 terá a consulta liberada em 23 de junho, a partir das 10h. O pagamento será feito em 30 de junho, e o órgão não detalhou se o lote terá apenas contribuintes que estão na lista de prioridades.

No primeiro lote, pago em 31 de maio, 4,13 bilhões de contribuintes receberam um total de R$ 7,5 bilhões, maior quantia já paga pela Receita na história. O lote teve apenas contribuintes prioritários. Em todos eles, o critério de definição é o mesmo: ordem de prioridade e data de entrega. O contribuinte que enviou declaração retificadora terá considerada a data dessa prestação de dados, e não da declaração original.

Se o contribuinte caiu na malha fina, é preciso clicar em “Pendências de Malha” e haverá a descrição do que deve ser corrigido. O contribuinte terá de fazer as alterações e enviar uma declaração retificadora, mas não será mais possível alterar a forma de tributação escolhida: deduções legais ou simplificada. O prazo para essa escolha acabou em 31 de maio.

SELIC

Caso você não tenha sido um dos contemplados, saiba que o valor da restituição nos próximos lotes será corrigido pela Selic, a taxa básica de juros. Como ela está em 13,75% ao ano, consultores afirmam que essa correção gera um rendimento melhor que muitos investimentos.

“Se você tem a possibilidade de deixar o dinheiro, vai receber atualizado pela Selic e sem desconto do Imposto de Renda. Pouquíssimos investimentos vão pagar isso e você ainda terá a certeza de que receberá”, diz o economista Sandro Rodrigues, da Attend Contabilidade.

📷 |( Reprodução )

Leia também:

Imposto de Renda 2023: como saber se caiu na malha fina?

Veja como ser restituído pelo Imposto de Renda

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias