Dentro da programação da festividade de Santo Antônio de Lisboa, celebrado no próximo dia 13, a Paróquia de Santo Antônio de Lisboa realizou a tradicional bênção dos animais na manhã de domingo (11). No palco montado em frente à paróquia, na Praça Batista Campos, cães, gatos e outros pets receberam a bênção.
Com a cachorrinha Hailey, de sete meses, no colo, a dentista Sara Moreira, 27 anos, manteve a tradição da família de levar os animais de estimação para receberem a bênção. Antes da Hailey, a família teve outro cãozinho que, durante 15 anos, também cumpria o ritual. “Nós perdemos recentemente a nossa cachorrinha que conviveu com a gente por 15 anos. Nós sempre trazíamos ela para participar da bênção dos animais para pedir saúde e proteção”, lembra. “Agora estamos trazendo a Hailey pela primeira vez”.
Para que os companheiros de todas as horas tivessem vida longa, grande parte dos tutores pediam a intercessão pela saúde dos seus pets. Esse foi justamente o pedido feito pela doméstica Maria Lobato, 72 anos, que levou o cãozinho Simba para o momento de oração. “Esse já é o segundo ano que ele vem. Ele foi adotado com sete meses no Peludinhos da UFPA, e agora ele já está com dois anos, ele faz três anos esse ano ainda”.
Já a enfermeira Daniela Aguiar, 43 anos, foi à bênção dos animais com a intenção primeira de agradecer pela saúde da Pethra, de um ano e três meses. Recentemente, a cachorrinha passou por graves problemas de saúde, mas conseguiu se recuperar.
AGRADECIMENTO
“Eu venho mais para agradecer, na verdade, porque ela adoeceu. Ela comeu um brinquedo e precisou ficar dois dias internada na UTI, quase ela não resiste, mas graças a Deus ela conseguiu se recuperar e hoje (domingo) ela veio ser abençoada”.
A cerimônia da bênção dos animais é uma tradição da ordem franciscana e é realizada dentro da programação da festividade de Santo Antônio de Lisboa.
“Esse é o costume que a gente tem de abençoar os animais, que faz parte da nossa espiritualidade franciscana. São Francisco foi um santo que iniciou o movimento que hoje se chama de movimento ecológico, ambiental, especialmente de respeitar todas as formas de vida, agradecendo a Deus pelos animais e por todos os seres que ele chamava de irmãos”, aponta o Frei Edilson Rocha, da Paróquia de Santo Antônio de Lisboa, responsável por fazer a bênção dos animais neste ano.
“Normalmente, a gente fazia essa bênção dos animais na festa de São Francisco, dia 04 de outubro. Mas como a nossa festa é em junho e Santo Antônio também é franciscano, integramos ela dentro da festividade de Santo Antônio”.
LEIA TAMBÉM: Crianças achadas na selva fugiram de chamados de militares
Comentar