Um museu é capaz de resguardar muito mais do que peças de um acervo que remetem ao patrimônio cultural de determinado povo. Acolhe, também, a riqueza de manifestações que advém da interação desse patrimônio com as suas comunidades, movendo um organismo vivo que proporciona experiências para a reflexão e troca de conhecimentos.
No mês em que a potência dos museus é celebrada, através do Dia Internacional de Museus – celebrado em 18 de maio -, os moradores do município de Canaã dos Carajás e região contam com esse lugar de encontro na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, um dos quatro espaços que integram a rede de equipamentos culturais do Instituto Cultural Vale.
Desde que foi inaugurada, ainda em 2004, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (CCCC) abriu as portas para a comunidade canaanense ter acesso gratuito a iniciativas que buscam incentivar o diálogo com manifestações que valorizam a identidade cultural regional. Com isso, já recebeu centenas de milhares de participantes em atividades presenciais e virtuais, atuação que contribui não só com a democratização do acesso à cultura, mas com a própria valorização das diversas expressões artísticas presentes na região.
Coordenador da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, Randy Rodrigues destaca que, neste ano de 2023, a média mensal de público recebido pelo espaço ultrapassa mil pessoas, entre visitantes espontâneos, participantes de oficinas e formações e grupos mobilizados para atividades no pátio da Casa. “A CCCC desenvolve um trabalho de reconhecimento e valorização das manifestações culturais ao reunir registros e realizar projetos que destacam a importância do nosso patrimônio cultural para a valorização da identidade, memória e história do território e suas comunidades”, destaca. “A componente educativa é uma das frentes de atuação mais importantes no desenvolvimento de atividades que aproximam o espaço cultural à comunidade. Temos em média, mais de 500 alunos com diferentes faixas etárias que frequentam o espaço”.
Atividade permanente de inserção artística, a Escola de Música oferece aulas de musicalização, canto, percussão, violão e flauta para crianças, adolescentes e adultos da comunidade. Já a Escola de Dança oferta aulas de balé clássico e ritmos regionais, e a Escola de Teatro possui duas turmas regulares que desenvolvem técnicas de interpretação para iniciantes. “Os frequentadores do espaço cultural têm acesso a uma sala de leitura, acervo de fotografias e jornais consultados mediante marcação, além de um hall onde ocorrem exposições e pátio interno, onde são desenvolvidas atividades culturais que priorizam a promoção do nosso patrimônio”, explica o coordenador do espaço.
Para além dos muros da Casa da Cultura instalada no bairro Jardim das Palmeiras, em Canaã dos Carajás, Randy aponta que a instituição também desenvolve ações direcionadas ao público escolar, vilas e comunidades do município, que através de propostas educativas associadas às diversas linguagens artísticas conduzem os envolvidos a discutirem questões ligadas à memória, cultura, identidade e cidadania.
“A ação integrada entre a Casa da Cultura e o BioParque Vale Amazônia acaba por destacar a vocação desses espaços educativos na preservação e promoção do patrimônio cultural e natural da região, despertar a consciência ambiental através de ações que valorizam a paisagem e ainda agregam uma componente artística como a música, impulsionam o engajamento das crianças na causa da preservação ambiental”.
Como parte da programação da 21ª Semana Nacional de Museus, que envolveu mais de 1.100 museus em todo o Brasil, sendo 26 no Estado do Pará, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás recebeu cerca de 80 crianças, alunos da Escola Municipal Sebastião Agripino e estudantes da Escola de Música da instituição para uma imersão no BioParque Vale Amazônia, reforçando o tema escolhido nacionalmente para a programação – realizada pelo Ibram-Instituto Brasileiro de Museus -, “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”. Além da visita mediada, os estudantes da Casa ainda participaram de uma apresentação musical, de flauta e violão, no BioParque.
"A componente educativa é uma das frentes de atuação mais importantes (...) que aproxima o espaço cultural à comunidade.” Randy Rodrigues, coordenador.
CASA DA CULTURA
A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás é um espaço que valoriza as manifestações artísticas e culturais paraenses ao criar e realizar projetos e eventos e reunir registros históricos, revelando a riqueza das tradições regionais. O espaço, localizado no bairro de Jardim das Palmeiras, em Canaã dos Carajás, é aberto à visitação de segunda a sábado, das 8h às 19h. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no site casadaculturacanaa.com.br.
DIA INTERNACIONAL DE MUSEUS
No dia 18 de maio comemora-se o Dia Internacional de Museus, data criada em 1977 através da iniciativa do Conselho Internacional de Museus (Icom), um organismo que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Para marcar a data, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove a Semana Nacional de Museus, envolvendo museus de diferentes regiões do país. Neste ano, a programação chegou à 21ª edição com o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar”, sendo um dos espaços participantes da programação a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, espaço criado e mantido pelo Instituto Cultural Vale.
Comentar