O corre-corre no comércio nos dias que antecedem as datas comemorativas já é uma tradição e os lojistas sabem bem disso. Ontem (12), em ruas como a João Alfredo e 13 de Maio, no centro comercial de Belém, a movimentação foi intensa, mostrando que boa parte dos consumidores deixou para encontrar o presente perfeito do Dia das Mães, em cima da hora.
Em contrapartida, lojistas e vendedores que trabalham no shopping center localizado na travessa Padre Eutíquio afirmam que o movimento de vendas deve melhorar hoje (13).
Em uma loja de cosméticos e perfumaria, situada na rua 13 de Maio, no comércio da capital, as estratégias de vendas se concentram em descontos, promoções, brindes e até buquês de maquiagem, como explica a assistente administrativa Ana Paula Rodrigues, de 31 anos.
“Desde segunda-feira estamos com produtos saindo com até 40% de desconto, outros estamos vendendo a preço de custo, ou seja, não estamos ganhando nada em cima, tudo para chamar a atenção do cliente, que aliás, estão comprando muito! O cliente chega aqui e compra um produto que está em promoção, vê que está abaixo do valor que ele pretendia gastar, aí já adquire outros itens. Então, tem dado muito certo! ”, afirma.
Cosméticos como batom, rímel, pó compacto são os campeões de vendas. A assistente administrativa conta que muitos esposos chegam à loja e pedem sugestões de produtos para presentear a esposa, e foi aí que o buquê de maquiagem entrou na jogada.
“Os homens chegam aqui perdidos, aí vendedoras os ajudam. De acordo com a quantia que ele pretende investir no presente, a gente já monta o buquê de maquiagem, que nada mais é do que vários produtos, tem saído muito”, diz.
Em outro ponto, em uma loja de decorações, a estudante Ana Flávia, de 18 anos, também estava na correria, atrás de um buquê, dessa vez de borboletas. Segundo ela, a mãe faz aniversário no domingo (14), e o Dia das Mães será comemorado em um balneário da Região Metropolitana, como uma festa temática. “Vamos fazer um aniversário temático para ela, com jardim, flores. Então, estou pesquisando os preços, ainda vou em outra loja, com certeza. Quero sair daqui com esse buquê”, diz.
Outra filha que deixou para “bater perna” no comércio e comprar o presente da mãe às vésperas foi a enfermeira Jessica Sena, 20. “Fiquei sem tempo, então não dá mais para pesquisar. Aí o preço não vai ser uma questão, até porque ela é exigente com roupa, então o que eu identificar que é do agrado dela, vai ser o que vou levar”, ressalta.
Mas, ao contrário do comércio, os consumidores no shopping center da travessa Padre Eutíquio puderam passear pelas lojas sem grandes transtornos e filas. A assessora jurídica Taiany Medeiros, 32, por exemplo, demonstrou surpresa ao se deparar com o movimento tranquilo. “Vim comprar hoje o presente para minha mãe e, eu que sempre deixo tudo para última hora, achei bem tranquilo. Acabei comprando uma bolsa e acessórios para presenteá-la”, disse.
Por falar em bolsa, o gerente de uma loja de departamento, no 3º piso, Djalma Neto, 30, revela que a peça tem sido a queridinha dos maridos e filhos para presentear as esposas e mães. Além disso, a facilidade na hora de pagar tem sido a estratégia usada para atrair o interesse dos consumidores.
Vendas para o Dia das Mães devem ser 7,6% maiores que 2022
“As bolsas estão deslanchando, é mais prático de dar pelo próprio custo benefício. A facilitação no pagamento tem atraído os clientes. Por exemplo, durante a semana do Dia das Mães até o dia dos namorados, estamos parcelando em até 6 vezes sem juros. Isso faz a cartela de vendas aumentar, com certeza”, destaca.
PESQUISA
Neste ano, conforme pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a data deve levar 128,7 milhões de brasileiros às compras, gerando a movimentação de R$ 33,2 bilhões no comércio em todo o país.
Sendo assim, comerciantes em geral estão dando aquela força para que as vendas continuem aumentando nesta reta final.
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