Com a proximidade do Dia das Mães, comemorado neste domingo, 14, não faltam opções de lazer para passar ao lado da genitora. Para quem não está a fim de se limitar ao tradicional almoço em família para homenagear a matriarca, vale a pena aproveitar diversos pontos turísticos de Belém, que oferecem desde lazer e um contato intenso com a natureza, a uma experiência gastronômica típica da região.
Mães empreendedoras: a produtividade na data comemorativa
Uma ótima opção para aqueles que desejam explorar a história de Belém é o Complexo Feliz Lusitânia, na Cidade Velha. Trata-se de um conjunto turístico que engloba o Museu de Arte Sacra (Igreja de Santo Alexandre), a Praça Dom Frei Caetano, a Ladeira do Castelo, a Catedral Metropolitana de Belém (Igreja da Sé e Palácio Episcopal), a Casa das Onze Janelas e o Forte do Castelo.
Por lá ainda é possível ter uma vista privilegiada para a baía do Guajará, que oferece momentos agradáveis para escapar da rotina. “É um lugar tranquilo e bonito para admirar. Como eu e minha filha gostamos muito desse contato com a natureza, então viemos para contemplar o pôr do sol. Creio que essa seja uma ótima forma de conexão entre mãe e filho”, afirma a arquiteta Patrícia Ribeiro, 44.
No Ver-o-Rio, bairro do Umarizal, a bela vista para a Baía do Guajará e o crepúsculo formado no final do dia atrai centenas de pessoas que lotam todas as tardes o espaço. O local é muito conhecido por possuir diversos espaços que vendem café com diversos tipos de tapioca, além de um parque para as crianças e algumas barracas com vendas de produtos artesanais.
A pequena faixa de areia formada ao lado do lago é convidativo para quem quer sentar com os pés na água ou praticar esportes, como é o caso do remo. Mas, para quem quer apenas andar nas pontes de madeira ou se aventurar nos pedalinhos para fazer fotos, certamente, esta é uma ótima escolha para levar a mãe no próximo domingo.
NATUREZA
Perto dali, a Estação das Docas, no bairro da Campina, também apresenta uma ótima opção de lazer, com restaurantes, bares, vendas de artigos regionais, sorveterias, entre outros produtos. “Digo que a comemoração do Dia das Mães já começou pra mim, pois estou ao lado da minha filha e do meu neto nesse lugar fantástico”, declara a servidora pública aposentada, Elizabeth Lameira, 65.
A Estação das Docas é o tipo de passeio para quem está com o dinheiro apertado, já que a entrada é gratuita. É possível caminhar pelas margens do rio, sentar em um dos muitos bancos disponíveis e apreciar a brisa que vem da baía. Além disso, no lado de fora do complexo, os ambulantes aproveitam para vender seus produtos, que vão desde água de coco até refrigerantes e água.
Vendas para o Dia das Mães devem ser 7,6% maiores que 2022
“Costumo dizer que o complexo é o meu point, pois eu amo estar aqui. Dessa forma, hoje [ontem] a minha filha me trouxe e estamos aproveitando cada ponto do local. Inclusive, vou aproveitar um passeio de barco maravilhoso junto com ela e com o meu neto. Para quem não tem nada para fazer neste domingo, super indico esse passeio ou até mesmo um almoço com essas belezas naturais”, completa Elizabeth.
Alzira Silva, 43, também aproveitou o espaço com a mãe e como mãe. “Temos que aproveitar essa oportunidade de convivência com as pessoas que amamos. A última vez que viemos foi no ano passado e a mamãe sempre me convidava, mas sempre aparecia alguma coisa para fazer e fomos procrastinando, mas hoje fiz questão de trazê-la para ficarmos juntas neste dia”, revela a professora.
Outro ponto legal que sempre reúne bastante pessoas é o Porto do Futuro, que, além das pistas de corrida e ciclismo, playground, lagos, área de alimentação, bicicletário e academia ao ar livre, o local possui um ambiente que possibilita aos visitantes um banho em jatos de água projetados do piso.
SERVIÇO
Mas engana-se quem acha que existem apenas esses lugares, pois a Grande Belém dispõe de vários outros pontos como: Portal da Amazônia, Praça Brasil e Batista Campos, Orla de Icoaraci, as ilhas do Combu e Cotijuba, entre outros que oferecem sempre alternativas para se refrescar.
Comentar