O município de Ananindeua, na região metropolitana de Belém, ganhará um novo viaduto de quatro pétalas na BR-316 nos próximos meses. A estrutura está sendo construída pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) e faz parte do projeto do BRT Metropolitano, que visa proporcionar melhor mobilidade e qualidade de vida aos moradores.
As obras aceleraram no final de abril, com a diminuição das chuvas, e seguem avançando com a execução da terraplanagem para a preparação do terreno. A próxima etapa é a pavimentação asfáltica e urbanização, com proteção de taludes em grama, bem como com a execução de calçadas, sinalização e iluminação pública.
LEIA TAMBÉM:
PMs salvam moradores de casas em chamas no sul do Pará
Ararajubas são soltas no Parque Estadual do Utinga
“Para essa terraplenagem, estão sendo executadas drenagem profunda e superficial, além do emprego de mantas filtrantes que concorrerão para a melhoria dessa drenagem”, explica o engenheiro Alberto Matta, diretor de obras do NGTM.
INTEGRAÇÃO
O viaduto faz parte do conjunto de obras estruturantes da BR-316. Ele está sendo construído no km 7 da rodovia, onde também está em andamento a construção do Terminal de Integração de Ananindeua e a
avenida Ananin, esta última que liga a BR-316 aos bairros Cidade Nova e Guajará.
Quando concluídas as obras, além de dar maior fluidez ao trânsito, o viaduto proporcionará a integração dos ônibus do sistema BRT que vierem de Ananindeua pela nova avenida Ananin, direto para o Terminal de Integração de Ananindeua, sem interferir no trânsito na rodovia.
Comentar