A cidade de Belém do Pará irá receber o “Encontro Cidades da Amazônia e do Brasil” nos dias 5, 6 e 7 de maio, no Teatro Estação Gasômetro. O evento é resultado da parceria entre a ONG Laboratório da Cidade e o 5º Encontro de Urbanismo Colaborativo - COURB e visa levantar e debater, dentro de um formato inovador, os principais desafios que nossas cidades e seus habitantes enfrentam no cenário atual, além de buscar soluções para cidades mais sustentáveis.
A programação conta com apresentações de projetos, rodas de conversas, palestras, vivências e muito mais. Entre os assuntos que serão discutidos, estão: urbanismo colaborativo, justiça ambiental, sustentabilidade, direito à cidade, espaços públicos, segurança e demais assuntos relacionados à melhoria das cidades, com enfoque especial às situadas na Amazônia.
Para as palestras, estão confirmados convidados especialistas em cidade, sustentabilidade e demais assuntos tratados no encontro, como é o caso do exsecretário de cultura de Medellín (Colômbia) e atual consultor internacional e conferencista, Jorge Melguizo, um dos responsáveis por mudar a cara de Medellín a partir de projetos culturais, diminuindo a violência e taxas de homicídios na cidade.
Também estarão presentes o educador, escritor, terapeuta e conferencista Kaká Werá, de origem Tapuia, que atua na área da antropologia cultural, especialista na cosmovisão tupi e Gabriela Gaia, professora e pesquisadora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que teve sua pesquisa premiada pela Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, e publicada como o livro em 2019, intitulado “Corpo, discurso e território: cidade em disputa nas dobras da narrativa de Carolina Maria de Jesus”.
“O Encontro Cidades da Amazônia e do Brasil é uma oportunidade única de trocar experiências e conhecimentos. Queremos criar um espaço de diálogo e colaboração entre os diferentes atores que estão pensando as cidades do futuro, valorizando a diversidade cultural e ambiental da Amazônia e do Brasil. Espero que o encontro possa gerar novas parcerias, projetos e ampliar a visibilidade e o reconhecimento das organizações que estão fazendo a diferença nas cidades da região e do país”, afirma Lucas Nassar, diretor geral do Laboratório da Cidade.
De acordo com a organização do evento, qualquer pessoa que tiver interesse sobre o tema pode se inscrever no evento, não há restrições. As inscrições são feitas pela plataforma Sympla, através do link na bio do Instagram do Laboratório da Cidade.
Laboratório da Cidade: organização sem fins lucrativos que atua, desde 2017, com projetos focados em pensar cidades mais sustentáveis, democráticas e resilientes. Situado em uma metrópole da Amazônia (Belém-Pa), trata-se de uma fábrica de ideias e práticas (Think & Do Tank) para repensar e propor transformações no espaço urbano a partir da participação e colaboração.
Instituto COURB: organização sem fins lucrativos fundada em 2015, constituída por equipe especializada e multidisciplinar, que opera em diferentes regiões brasileiras por cidades mais inclusivas, social, ambiental e economicamente sustentáveis. Trabalha em conjunto com diferentes segmentos da sociedade, visa fomentar a participação social ativa e a colaboração no desenvolvimento e implementação de projetos e políticas urbanas.
Serviço:
Evento: Encontro Cidades da Amazônia e do Brasil
Data: 05, 06 e 07 de maio
Hora: 09h às 18:30h
Local: Teatro Estação Gasômetro (Parque da Residência) - Av. Governador Magalhães Barata, 830
Links para inscrições e informações sobre o evento pelo Instagram do Lab da Cidade e no site do evento.
Comentar