A 9ª edição do projeto “Passaporte Belém – o Melhor da Gastronomia” será lançado já este mês, confirmando a grande expectativa em toda a cadeia produtiva que envolve o segmento gastronômico na capital.
O projeto trará um guia completo sobre as maiores e melhores experiências culinárias da capital, com dicas e informações para moradores e turistas que visitam a nossa cidade. Quatorze personalidades da cidade, entre influencers, chefs de cozinha, advogados, empresários e profissionais liberais integram o júri que escolherá os melhores.
Eles votam e escolhem seus estabelecimentos favoritos em 22 categorias, que vão desde padaria, restaurante popular, hambúrguer e açaí, passando por tacacá, regional e saudável, além de peixaria e sorvete, entre outras. A ação também vai apontar o Melhor Chef de Cozinha de Belém.
Em seguida é elaborado um ranking gastronômico Os primeiros colocados de cada categoria receberão o “Troféu Estrela Azul – O Melhor da Gastronomia”. Os segundos e terceiros colocados ganham certificados. A posição de cada participante no ranking só é revelada na hora da premiação.
Os estabelecimentos indicados serão divulgados em 5 fascículos encartados gratuitamente no DIÁRIO aos domingos a partir do dia 16/04 até o dia 14/05. Os internautas também serão convidados a votar em espaço exclusivo no Portal Diário On Line (DOL) através do Hotsite http://passaporte.dol.com.br; e no Instagram do prêmio pelo @festivalestrelaazul. São 152 estabelecimentos e 8 chefs participantes.
No mesmo dia da cerimônia de premiação dos vencedores será lançado o guia virtual “Passaporte Belém, o Melhor da Gastronomia 2023” com informações de todos os campeões, segundos e terceiros lugares de cada categoria, revelando um pouco da trajetória de cada estabelecimento.
O jornalista Luiz Octávio Lucas, editor dos fascículos, ressalta que a edição 2023 do “Passaporte Belém” traz uma novidade em relação a 2022, que vai acirrar ainda mais a competição entre os estabelecimentos participantes. “Agora os jurados têm a liberdade para indicarem qualquer estabelecimento, sem ficar presos a uma lista prévia sugerida pela coordenação do prêmio. Isso visa dar mais liberdade para que a escolha seja feita da forma mais democrática e imparcial possível”, destaca.
Nilton Lobato, diretor comercial do Grupo RBA, lembra que o projeto foi pensado para valorizar e divulgação do setor gastronômico da capital através do DIÁRIO e outros veículos do grupo RBA, aquecendo o segmento e ajudando a mostrar para a sociedade, a qualidade de estrutura e de profissionais que temos no Pará. “A gastronomia é setor muito importante para a nossa economia e também projeta o Pará para o Brasil e para o mundo com sua qualidade e diversidade. O setor da gastronomia no Pará passou por momentos difíceis durante a pandemia e por isso, nossos esforços em estar sempre ao seu lado, nunca foram diminuídos”, diz.
“O Passaporte Belém - 2023” divulga as diversas operações comerciais, restaurantes, os pratos, os profissionais, serviços e a gastronomia do Pará. “Com isso queremos incentivar o crescimento do turismo e cultura gastronômica como um diferencial competitivo para o setor. Isso só é possível porque grandes parceiros acreditaram em nossa ideia. Nossos agradecimentos à Claro, Agropalma, Sebrae”.
Jurados ressaltam diversidade culinária
Lélio Costa, presidente da Companhia de Desenvolvimento e Administração da área Metropolitana de Belém (Codem) é um dos jurados e coordena o projeto de “Belém Cidade Criativa da Gastronomia”, concedido pela Unesco à prefeitura de Belém.
Segundo ele, desde que Belém conquistou o reconhecimento tem atraído olhares curiosos com destacado interesse e atenção de outras cidades brasileiras e do mundo, “sobretudo, pelo uso peculiar de várias espécies de peixes, grande variedade de temperos e outros insumos regionais na confecção da pratos e sobremesas”.
O titular da Codem ressalta que projetos como o “Passaporte Belém” se unem às iniciativas da prefeitura para destacar ainda mais a nossa rica gastronomia. “Temos chefs de cozinha que produzem pratos de alto padrão utilizando insumos e proteínas amazônidas, garantindo a geração de emprego e renda para milhares de pessoas e iniciativas como a que o DIÁRIO promove a quase uma década colaboram fortemente para divulgar esse forte aspecto da nossa cultura”.
Cybele França Puget, jornalista e criadora de conteúdo digital classifica o projeto como inovador no sentido de auxiliar a população paraense e os turistas que visitam nossa cidade a conhecerem o que temos a oferecer de melhor na área da gastronomia.
“Hoje temos uma diversidade enorme de bares, cafés e restaurantes de ótima qualidade que precisam ser conhecidos. A cidade cresceu bastante no segmento gastronômico e não deixa nada a desejar as grandes capitais do país. Possuímos uma culinária diferenciada com sabores exóticos que só aqui é possível encontrar. A iniciativa do passaporte Belém é uma importante ferramenta para mapear o que temos de bom para aproveitar na nossa cidade. Parabéns ao Diário do Pará pelo projeto !”
A gastrônoma Cássia Faria ressalta que o Passaporte funciona como uma vitrine revelando o que há de melhor na culinária paraense em sabores, espaço, atendimento, tudo que o cliente precisa para ser bem acolhido. “Ao sairmos de casa para comer, queremos vivenciar experiências únicas que possam deixar o momento em família ou entre amigos ainda mais especial. E foi isso, por exemplo, um dos pontos que levei em consideração para fazer as minhas indicações”, ressalta a jurada.
A expectativa para os destaques deste ano, segundo ela, são as melhores. “Teremos nomes já consagrados da gastronomia, que fazem um excelente trabalho para não perderem suas estrelas e crescerem ainda mais, mas também acredito que o Passaporte Belém é um espaço para revelar novos talentos. Tenho os meus preferidos, mas estou ansiosa para conhecer, literalmente, as indicações dos demais jurados”, diz.
CALENDÁRIO
CATEGORIAS
l Açaí
l Bar
l Churrascaria
l Doce
l Hamburgueria
l Comida Internacional
l Comida Italiana
l Comida Japonesa
l Padaria
l Peixaria
l Petisco de boteco
l Pizzaria
l Popular
l Regional
l Salgado
l Saudável
l Sorvete
l Steak
l Tacacá
l Café
l Vinho
l Melhor Chef
FASCÍCULOS
Suplemento 1 (16/04)
l Melhor Açaí
l Melhor Bar
l Melhor Churrascaria
l Melhor Doceria
Suplemento 2 (23/04)
l Melhor Hamburgueria
l Melhor Comida Internacional
l Melhor Comida Italiana
l Melhor Comida Japonesa
Suplemento 3 (30/04)
l Melhor Padaria
l Melhor Peixaria
l Melhor Petisco de boteco
l Melhor Pizzaria
Suplemento 4 (07/05)
l Melhor Comida Popular
l Melhor Comida Regional
l Melhor Salgado
l Melhor Comida Saudável
l Melhor Sorvete
Suplemento 5 (14/05)
l Melhor Steak
l Melhor Tacacá
l Melhor Café
l Melhor Adega
l Melhor Chef
JURADOS
l Aritanna Varney – dj e influencer de gastronomia (@aritannavarney)
l Helly Jr. – advogado e cantor (@elvisdaamazoniaoficial)
l Sidiana da Consolação Ferreira – Historiadora da alimentação (@daquiloquesecome)
l Cássia Faria – gastrônoma e criadora de conteúdo digital (@cassiafariagastronomia)
l Cibelle Puget – jornalista e influencer (@dicasdacyba)
l Fernando de Castro Neto – advogado (@fernandocastronetoadv)
l Vera Seidel - administradora e agente de viagem
l Luiza Duarte – empresária (@luizinhaduarte)
l Sérgio Dias -
l Leandro Pissolati – empresário (@leandro_pissolati)
l Jaime Monteiro – publicitário (@jaimemonteiro)
l Marcus Pereira – publicitário (@marcuspelela)
l Rubens Magno – presidente do Sebrae-PA (@rubensmagno)
l Lélio Costa – diretor-presidente da Codem (@leliocosta.s)
Comentar