plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$

home
MERCADO

Varejo nacional pede taxação do comércio eletrônico asiático

Entidades varejistas brasileiras pedem que o governo taxe o faturamento bruto das empresas estrangeiras de comércio eletrônico

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Varejo nacional pede taxação do comércio eletrônico asiático camera Shein, uma das grandes do comércio eletrônico chinês | Reprodução

Representantes de entidades varejistas sugeriram a um representante do Ministério da Fazenda em café da manhã nesta terça-feira (11) que o governo taxe o faturamento bruto das empresas estrangeiras de comércio eletrônico.

Só assim, argumentaram, será possível acabar com o que chamaram de "concorrência predatória" com as empresas brasileiras.

O recado foi dado em encontro do qual participaram representantes de entidades como IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil) e Ápice (Associação pela Indústria e Comércio Esportivo).

Do lado do governo esteve presente o secretário de Reformas Econômicas da Fazenda, Marcos Barbosa. Também participaram deputados federais que acompanham o tema.

Segundo o Painel apurou, o recado dado foi de que a decisão de retirar a isenção tributária de compras até US$ 50 não resolve o problema da sonegação tributária e ainda penaliza o consumidor.

Mais eficiente seria cobrar imposto em cima de produtos vendidos no Brasil por sites como AliExpress, Shein e Shopee, baseados na Ásia. Produtos importados por meio destas plataformas muitas vezes são vendidos na rede varejista brasileira.

O secretário não deu resposta conclusiva sobre o tema. Disse apenas que iria analisar a sugestão.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias