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Empreendedorismo: como alavancar seu negócio virtual

O que levar em consideração na hora de escolher o melhor negócio para empreender nas redes sociais? Quem está se dando bem no ramo responde a esta e outras perguntas. Confira!

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Imagem ilustrativa da notícia Empreendedorismo: como alavancar seu negócio virtual camera Ely Ribeiro | ( Divulgação )

Quem deseja empreender deve pensar “fora da caixa” e diversificar sua atividade. Há muito que lojas físicas deixaram de ser as únicas opções para vendas de produtos e serviços. Nos últimos anos, o mundo tem presenciado um aumento significativo no número de empreendedores que usam as redes sociais como principais plataformas de trabalho. Essa forma de atividade, conhecida como empreendedorismo digital, tem se tornado cada vez mais popular e atraente, principalmente para aqueles que buscam flexibilidade e autonomia em suas carreiras.

Mas como escolher o melhor negócio para empreender nas redes sociais? Existem diversas opções, desde lojas virtuais até influenciadores digitais. A escolha do negócio deve ser baseada em afinidade com o mercado e habilidades pessoais.

“É importante identificar o que você sabe fazer de melhor e como pode oferecer algo de valor para seus clientes”, aponta a empresária Ely Ribeiro, co-founder na Donadelas – Rede Feminina de Negócios e administradora da Donadelas House, primeiro Coworking feminino de Belém.

A Rede Donadelas é uma rede feminina de negócios fundada em Belém e tem alcance nacional, com mais de 23 mil usuárias atualmente que desejam expandir suas conexões para outros estados do Brasil. Tem o diferencial de entregar conteúdo numa plataforma que oferece artigos práticos sobre o dia a dia de negócios, além da possibilidade da empreendedora formar e gerenciar seus próprios grupos e ainda ofertar oportunidades de negócios diferenciadas às participantes.

Uma vez definido o negócio, é hora de pensar em ferramentas para divulgar o trabalho. “A rede social é uma ótima opção para isso, mas é preciso saber como usá-la de forma estratégica. É importante entender as características de cada rede social e como elas podem ser utilizadas para divulgar o seu negócio”, diz.

Instagram, por exemplo, é uma rede social muito visual e pode ser ótima para quem trabalha com moda ou produtos estéticos, mas funciona muito bem para qualquer tipo de negócios, desde que se defina uma estratégia assertiva. Já o LinkedIn é uma rede social voltada para o mundo corporativo e pode ser uma boa opção para quem oferece serviços de consultoria ou coaching.

“Além das redes sociais, existem diversas outras ferramentas que podem ajudar no empreendedorismo digital, como o Google Analytics, que permite a análise de dados sobre o público-alvo e o comportamento dos usuários em seu site ou blog”, lembra Ely.

Mas existem erros a serem evitados. Um deles é a falta de planejamento e estratégia. “É preciso definir metas e objetivos claros, além de um plano de ação para alcançá-los. Outro erro é a falta de consistência na produção de conteúdo. É importante manter uma frequência de postagens para manter o interesse do público”

CONHECIMENTO

Para prosperar no empreendedorismo digital, a especialista dá algumas dicas. “Primeiro, é preciso investir em conhecimento. Estar sempre atualizado sobre as tendências do mercado e novas ferramentas é essencial para se destacar e inovar. Segundo, é importante estar atento ao feedback do público e sempre buscar aprimorar seus produtos e serviços. Por fim, é fundamental ter perseverança e paciência. O sucesso não vem da noite para o dia e é preciso persistir e trabalhar duro para alcançá-lo”.

📷 |( Divulgação )

A designer gráfico Laryssa Pinto, 35 anos, é dona de um negócio de papelaria (Lojinha Belbellita), criada 8 anos atrás quando fazia apenas convites, camisas e caixinhas personalizadas. De 4 anos para cá o negócio cresceu e se transformou numa papelaria personalizada.

“Foi quando enveredei pelo empreendedorismo mesmo, aproveitando o que tinha aprendido no Curso de Comunicação Social em multimídia, que não cheguei a concluir. Não fiquei frustrada com meu trabalho, mas depois que minha filha nasceu, vi que poderia agregar, mas trabalhando em casa e estando perto dela”, comenta.

Laryssa começou com um investimento de R$ 1.000,00, que gastou comprando uma impressora e alguns insumos para fazer os primeiros produtos. “Com o passar dos meses, que o lucro foi aumentando, investi em outras impressoras, plastificadora e insumos para ter mais produtos de venda”.

Hoje ela fatura de R$ 3 mil a R$ 6 mil mensais, dependendo da época. “Se você se dedicar, fazer um ótimo atendimento e divulgar sempre os seus produtos, seu negócio estará sempre bem. A maior dificuldade em ter um negócio virtual é enfrentar os meses com poucas vendas e acabo ficando apertada no meu orçamento”.

A designer aconselha os que desejam abrir um negócio virtual fazendo os primeiros produtos e divulgando seu trabalho sempre. “À medida que for entrando dinheiro você guarda e investe em algo que possa ajudar o seu trabalho a ficar melhor e a crescer. É importante priorizar produtos que atendam seu público. Priorize sempre a divulgação do seu trabalho. E evite ficar de olho na concorrência, pois há espaço para todos. Só faça o seu melhor”.

Investimento em chocolate e artesanato

📷 |( Divulgação )

Márcia Nóbrega, 58, é bacharel em administração de empresas e empreendedora das empresas @labiosdemelchocolates e @amorartecn. São empresas paraenses que produzem chocolate artesanal a partir de amêndoas e artesanato produzido por Carolina Nóbrega, filha de Márcia.

“Escolhi empreender no mundo do chocolate inicialmente por paixão e posteriormente por atestar a rentabilidade do negócio. Quanto ao negócio de artesanato a decisão deveu-se a necessidade de introduzir minha filha, que é portadora de síndrome de down e autismo, no mercado de trabalho”, afirma.

Ela diz ter feito um investimento considerável no negócio que, segundo ela, é proporcional ao retorno que está esperando. Num negócio virtual, coloca, é importante priorizar um nicho específico de mercado, entender bem o público-alvo e fornecer um produto ou serviço de qualidade. “Além disso, é fundamental ter um site bem projetado e otimizado para mecanismos de busca, além de investir em estratégias de marketing digital para aumentar a visibilidade do negócio”.

A recomendação para ter um negócio saudável e duradouro, segundo ela, é evitar erros comuns, como negligenciar o atendimento ao cliente, não se adaptar às mudanças no mercado e não monitorar de perto a concorrência. “Com planejamento, esforço e dedicação, é possível construir e manter um negócio on-line bem-sucedido”.

DICAS DE VENDAS ON-LINE PARA INICIANTES

A seguir listamos algumas dicas de vendas on-line para iniciantes que vão ajudar a empreender

- ESCOLHA O SEU NICHO DE ATUAÇÃO

Para quem está começando, pode ser difícil escolher qual nicho de mercado atuar, afinal existem diversos segmentos que podem ser explorados. Um conselho para essa etapa é definir por algo que você tenha maior familiaridade. Além disso, você pode ter uma visão geral da área, dos melhores fornecedores disponíveis e do seu público.

- SAIBA QUEM É O SEU PÚBLICO-ALVO

Conheça bem quem é o seu público-alvo. No entanto, para além de saber idade e gênero, é preciso entender os comportamentos de compra do futuro cliente. Para isso é preciso analisar quem é o público que adquire o produto, qual a expectativa que ele tem com a mercadoria, e o que considera uma boa ou má compra.

- CRIE UM PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios é uma forma de direcionar a empresa on-line. O documento organiza alguns dados sobre o empreendimento, como o produto que será vendido, a análise do mercado e o público-alvo, além de reunir informações.

- DEFINA POR ONDE VAI VENDER

Você vai vender por um e-commerce ou marketplace? Conhecendo bem o seu comprador fica mais fácil tomar essa decisão. O marketplace pode te ajudar a escalar o seu negócio em canais de vendas já consolidados, como o Mercado Livre. Já as lojas virtuais permitem a venda em um espaço exclusivamente do seu negócio e que pode ser personalizado com as cores da sua marca.

- DETERMINE O DIFERENCIAL DO SEU NEGÓCIO

Em um mercado tão competitivo, pense em um diferencial para o seu negócio, algo pelo qual ele será reconhecido e diferente da concorrência. O destaque pode ser pelos preços, atendimento on-line ou por oferecer uma experiência de compra diferenciada, por exemplo.

- PESQUISE FORNECEDORES

Depois de definir por onde vai vender e o seu nicho de atuação, é importante entender quais são os principais fornecedores do segmento para saber quais são as suas melhores opções. Procure as lojas em sua região, busque pela internet e descubra quem pode atender o seu negócio da melhor maneira, vendendo peças ou itens de boa qualidade e com bom preço para compras no atacado.

- PENSE NA DIVULGAÇÃO DO SEU NEGÓCIO

Quem está procurando por dicas de vendas on-line para iniciantes deve priorizar a divulgação do negócio. É fundamental que os seus futuros clientes tenham acesso a loja, conheçam os seus produtos e saibam que a sua marca existe e pode solucionar algum desejo deles. Crie um perfil nas redes sociais para o seu negócio, trabalhe estratégias de marketing digital, faça e-mail marketing, entre outros.

- APOSTE EM BOAS FOTOS E DESCRIÇÃO DE PRODUTOS

As vendas on-line exigem apelo visual. Para vender é importante atrair o seu cliente de imediato pelo olhar e, no digital, isso só é possível se você tirar boas fotos. Cuide para capturar imagens bonitas, que destaquem os pontos fortes dos seus itens.

- SELECIONE FORMAS DE PAGAMENTO E ENVIO

Defina os meios de pagamento e envio do seu negócio. Use meios de pagamento diversos.

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