Égua, parente, essa é pra encher Belém de orgulho, do Telégrafo ao Guamá: o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nacional e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) premiaram a capital paraense como um dos 12 destinos brasileiros que receberão consultoria especializada em turismo. E vão formatar um projeto especial de divulgação com ações-chave, estratégias de divulgação e consolidação dos locais como atrativos de pessoas de todo o planeta.
A notícia, de rocha, foi divulgada nesta sexta-feira, 24: a mangueirosa simplesmente foi reconhecida entre mais 800 projetos inscritos no edital do “Programa Turismo Futuro Brasil”, e as razões todo belenense conhece na palma da mão. Quer ver? Vamos passear um pouquinho por nossa cidade?
No Forte do Castelo, onde Belém começou há 407 anos, periga a gente encontrar o próprio tempo de joelhos: à beira da Baía do Guajará, de testa para a Feira do Açaí e para o Ver-o-Peso, uma espécie de porto da cultura amazônica, que vem a ser a maior feira a céu aberto da América Latina.
Agora, maninho, maninha, dá uma visada nas igrejas seculares da Cidade Velha: o Carmo, Santo Alexandre e seu museu sacro, a Catedral, de onde até dá pra sentir em março o que só acontece em outubro: o Círio de Nazaré, olha esses dois milhões de pessoas nas ruas, uma das maiores procissões religiosas do planeta.
É ou não é pra ficar todo pavulagem? O cenário geral é a Amazônia, um dos locais mais comentados do mundo, com 20% de toda a água doce, 20% da flora planetária, a incrível história de um pesquisador que encontrou quase 80 espécies de formigas numa única árvore.
Dá outra olhada: essas águas ficam na encruzilhada de alguns dos maiores rios do mundo, como o Pará e o indescritível Amazonas. Os turistas, a gente sabe, têm que segurar o queixo quando sabem que a capital paraense tem 39 ilhas, que Mosqueiro tem praias de água doce com ondas, que Cotijuba, aqui em frente, abriga 8 mil pessoas que escolheram um santuário da natureza pra ser felizes. O Marajó, que começa logo ali do outro lado, é a maior ilha fluviomarítima do mundo, maior que muito país da Europa.
Nossas praças da República e Batista Campos já foram escolhidas as mais belas do Brasil. Tá vendo o Ver-o-Rio e a Estação das Docas? Aqui se tem a imbatível comida que tornou Belém Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. Deu aquela vontade de encher a pança, hein? Açaí (fruta santa, fruta mártir) tirada na peconha, maniva com peixe frito e farinha da baguda ou de tapioca, alguns dos melhores restaurantes pra comer peixe, inclusive, tão ali em Icoaraci, e é melhor nem falar de tapioquinha, jambu, feião de corda, não vá beber aquela cervejinha com exagero...
E a arte? Grandes fotógrafos, escritores, cantores, músicos, o Teatro da Paz é um dos mais belo do Brasil, Belém, Belém, acordou a Feira da 25, vamos trabalhar, Jurunas, Terra Firme, Nossa Senhora de Nazaré vai abençoar, eita, Umarizal, não adianta se arredar, é muita beleza, não-que-não, tira essa botuca, esse olho grande de cima de mim, Belém é mesmo só o creme e ganhou um prêmio consagrador: nós, que moramos bem aqui, sabemos o porquê.
Projeto
O edital do “Programa Turismo Futuro Brasil”, do Sebrae e Bid, que escolheu Belém entre os 12 destinos beneficiados, teve duas etapas. A primeira, de pré-seleção, foi entre setembro de novembro de 2022. A segunda etapa foi a definição dos premiados entre mais de 800 projetos inscritos, com a divulgação final nesta sexta, 24.
A escolha se deu por especialistas em turismo de todas as regiões do Brasil. No dia 4 de abril próximo, será divulgada, em São Paulo, a empresa contratada para ajudar as premiadas a elaborarem os projetos.
São três etapas de assessoria especializada e customizada (projetos específicos para as características de cada destino): elaboração, atualização ou aprimoramento de estratégia e instrumentos de planejamento para destinos turísticos inteligentes; delimitação de plano operacional para a implementação da estratégia desenhada; e apoio na implementação de até duas ações-chave para o fortalecimento e consolidação dessas estratégias durante o período de vigência do apoio.
Os outros destinos escolhidos são Pirenópolis (GO); Bonito (MS); Penedo (AL); São Luís (MA); Recife (PE); Novo Airão (AM); Belo Horizonte (MG); Ilhabela (SP); Paraty (RJ); Curitiba (PR); Bombinhas (SC).
COP-30
Belém é a única cidade brasileira candidata a sediar a Conferência de Alterações Climáticas da ONU (COP-30) em 2025. Receberá, se escolhida, cerca de 50 mil pessoas de todo o mundo. Vencer este edital é quase uma primeira etapa deste feito.
“Belém, nem tenho palavras pra falar da minha alegria, ainda mais sendo o prefeito dessa maravilha”, festeja o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. “Próximo da confirmação para receber a COP-30, só posso falar do meu orgulho e compartilhar essa felicidade com cada belenense, com cada morador de nossa amada cidade”.
Nós, belenenses, com uma gestão municipal que valoriza a arte, a cultura, o meio ambiente, a educação e a diversidade, sabemos bem o porquê de tudo isso. Ao mundo do turismo, só te digo vem!
Comentar