plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$

home
NOVAS ANÁLISES

Fóssil humano mais antigo do Japão não é humano

Análise detalhada do chamado "Homem de Ushikawa" apontou que não se tratavam dos restos mortais de um humano do Pleistoceno, como se acreditava

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Fóssil humano mais antigo do Japão não é humano camera Úmeros e fêmures do chamado 'Homem de Ushikawa' | Divulgação/Departamento de Antropologia e Pré-história do Museu da Universidade de Tóquio

Durante décadas, os restos mortais daquele que era conhecido como "Homem de Ushikawa" foi considerado o fóssil humano mais antigo do Japão. Entretanto, uma nova pesquisa revelou que os restos mortais atribuídos a ele pertenciam, na verdade, a um urso.

O estudo, conduzido por uma equipe liderada pelo paleoantropólogo Gen Suwa, professor emérito do Museu da Universidade de Tóquio, foi publicado na revista científica Anthropological Science.

Os fósseis, descobertos entre 1957 e 1959 na cidade de Toyohashi, eram inicialmente classificados como partes do úmero e do fêmur de um humano do período Médio do Pleistoceno, datados entre 774 mil e 129 mil anos. Contudo, surgiram questionamentos sobre essa identificação, com indícios de que poderiam pertencer a um animal.

Veja também:

Na nova análise, os ossos passaram por exames detalhados, tomografias computadorizadas e comparações com amostras de 24 ursos, incluindo ursos-pardos e ursos-negros asiáticos.

Como resultado, equipe conseguiu concluir que os restos mortais, com mais de 20 mil anos, pertencem a um urso-pardo, compatível com as espécies de mamíferos do final do Pleistoceno.

VEJA O VÍDEO:

Com a nova reclassificação, o título de “fósseis humanos mais antigos do Japão continental” passa a pertencer aos restos encontrados na cidade de Hamakita, que incluem ossos de duas pessoas que viveram entre 14 mil e 17 mil anos atrás.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias