Uma nova foto capturada pelo telescópio VLT Survey Telescope, do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) mostra a nebulosa Sh2-284, na constelação Unicórnio, repleta de estrelas jovens, que formam o sorriso de um gato. A nuvem laranja e vermelha ganham destaque à medida que o gás e a poeira dentro da nebulosa se aglomeram para formar novos sóis.
"Urso" surge em foto da Nasa em rochosa de Marte; veja!
O berçário estelar Sh2-284 é uma vasta região de poeira e gás e sua parte mais brilhante, visível nesta imagem, tem cerca de 150 anos-luz (mais de 1400 trilhões de quilômetros) de diâmetro. Ele está localizado a cerca de 15 mil anos-luz da Terra.
Aninhado no centro da parte mais brilhante da nebulosa – logo abaixo do “nariz do gato” – está um aglomerado de estrelas conhecido como Dolidze 25, que produz grandes quantidades de forte radiação e ventos.
Ufólogo diz que viu sarcófago de faraó egípcio em Marte
Em um comunicado, astrônomos explicaram que a radiação é tão forte que é suficiente para ionizar o gás hidrogênio na nuvem, produzindo assim suas brilhantes cores laranja e vermelho. É em nuvens como esta que residem os blocos de construção de novas estrelas.
Sonda da NASA fotografa rocha em forma de rosquinha em Marte
Esta imagem faz parte do VST Photometric Hα Survey of the Southern Galactic Plane and Bulge (VPHAS+), que estudou cerca de 500 milhões de objetos em nossa galáxia, ajudando-nos a entender melhor o nascimento, a vida e a eventual morte de estrelas em nossa Via Láctea. Caminho.
Comentar