plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 33°
cotação atual R$

home
DESCOBERTA

Ovo de galinha de mil anos é achado intacto em Israel

O ovo foi descoberto durante escavações em um antigo poço na zona industrial da antiga cidade de Yavneh

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Ovo de galinha de mil anos é achado intacto em Israel camera Pesquisadores exibem a relíquia | Imagem: Autoridade de Antiguidades de Israel/dpa/picture Alliance

Imagine encontrar um ovo de galinha intacto de cerca de mil anos. Parece inacreditável, mas foi exatamente isso que aconteceu em Israel. Pesquisadores o descobriram em uma fossa na zona industrial da antiga cidade de Yavneh, e embora o objeto delicado tenha rachado durante o processo de escavação, sua preservação é um feito impressionante.

Arqueólogos acham pente de 3 mil anos feito de ossos humanos

A razão pela qual permaneceu bem conservado ao longo de tantos séculos é bastante curiosa. Ele estava envolvido em resíduos humanos, o que criou condições anaeróbicas, ou seja, sem oxigênio, e impediu sua decomposição. Além do ovo, a fossa também continha três bonecas feitas de osso e uma lamparina a óleo.

Este ovo de galinha tem um diâmetro de 5 cm
📷 Este ovo de galinha tem um diâmetro de 5 cm |Foto: Assaf Peretz/Autoridade de Antiguidades de Israel/dpa/picture Alliance

Ao removerem o ovo com extrema cautela da fossa, os pesquisadores notaram que a casca havia rachado. Felizmente, Ilan Naor, diretor do Laboratório de Conservação de Materiais Orgânicos da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), foi capaz de reparar a rachadura. Embora grande parte do conteúdo dele tenha vazado, um pouco da gema foi preservada para análises de DNA.

Espada de 3 mil anos é encontrada na Alemanha

Alla Nagorski, Diretora de Escavações do Departamento de Arqueologia
📷 Alla Nagorski, Diretora de Escavações do Departamento de Arqueologia |Foto: Assaf Peretz/Autoridade de Antiguidades de Israel/dpa/picture Alliance

A equipe de arqueólogos conseguiu datar os achados usando a lamparina, que era de um tipo fabricado apenas no final do período abássida. O Califado Abássida governou grande parte do Oriente Médio de 750 até a invasão mongol em 1258, perdendo o controle de Jerusalém durante a Primeira Cruzada em 1099.

Pênis de pedra de 500 anos é encontrada na Espanha

Segundo a arqueóloga Lee Perry Gal, especialista em aves domésticas do mundo antigo, galinhas foram domesticadas no sudeste da Ásia há aproximadamente 6 mil anos, mas levou um tempo para que se tornassem parte da alimentação humana. Inicialmente, elas eram usadas para brigas de galo, além de serem consideradas animais belos e exibidos em zoológicos ou servindo como presentes para membros da realeza.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias