Está com o cabelo ressecado, opaco e quebradiço? Você já conhece o poder do cronograma capilar e seus benefícios? O melhor é que você pode fazer em casa e sem gastar muito, com um efeito digno de salão. Gostou? Vem entender tudo!
Unhas de fibra de vidro podem causar fungos e infecções
Perfumes para região íntima não são recomendados
O cronograma capilar se trata de uma rotina de cuidados com os cabelos, que intercala três tratamentos principais: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada etapa do cronograma oferece uma solução específica para os cabelos danificados por fatores como poluição, cloro da água, uso excessivo de ferramentas de calor como secador, chapinha e babyliss, além da incidência de raios solares e procedimentos químicos de coloração, descoloração, relaxamento entre outros.
Para quem é indicado?
O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelo, independe da textura, tom ou curvatura. Ao intercalar os tratamentos, dentro de um período sugerido de quatro semanas, de acordo com a necessidade de cada madeixa, é possível suprir as necessidades dos fios e restaurar completamente a saúde capilar.
Agora que você já entendeu o que é o cronograma capilar, conheça os benefícios de cada etapa e como fazer no conforto do seu lar.
Hidratação
Uma das etapas mais conhecidas do tratamento, a hidratação é capaz de restaurar a água e os nutrientes que o cabelo perde ao longo do dia. Com a hidratação, as madeixas ficam mais leves, livres de pontas duplas e sem ressecamento.
Para hidratar em casa, escolha um creme específico! Uma dica importante é ao comprar o creme, observar se no rótulo está escrito “hidratação”. Para reforçar esse processo existem nutrientes capazes que intensificam ainda mais a hidratação, como os óleos naturais, sendo eles de coco, azeite, argan, rícino, abacate, dentre outros, não esquecendo dos aminoácidos, d-pantenol e vitaminas. Basta fazer misturinhas e potencializar essa etapa.
Nutrição
O processo de nutrição é muito importante dentro do cronograma capilar, principalmente para os cabelos cacheados e crespos que costumam apresentar maior tendência ao ressecamento, pois a curvatura dos fios impede que a oleosidade do couro cabeludo chegue às pontas.
A nutrição tem como foco repor os óleos que protegem os fios contra a poluição e fatores externos que danificam o cabelo, selando os fios e dando definição.
Nessa etapa, a recomendação é usar um produto específico para nutrição, composto por óleos naturais e diferentes tipos de manteigas, além de produtos com ácidos graxos e vitaminas para compor a misturinha.
A nutrição pode ser feita em três etapas. Confira:
1- Máscaras para nutrição composta por óleos e manteigas importantes para repor a oleosidade dos fios durante o banho. Elas possuem ação rápida, que pode variar entre dois e cinco minutos.
2- Umectação com óleo vegetal que é um tratamento onde os cabelos são banhados com óleos vegetais antes da lavagem. Durante o processo, é recomendável deixar o produto agir por 30 minutos e, em seguida, lavar o cabelo como de costume.
3- Umectação noturna é um tratamento indicado para cabelos ressecados ou muito ressecados. Ela é feita com óleos vegetais ou maionese capilar, que são aplicados nos cabelos “sujos” antes de deitar, pois agem nos fios durante o sono. É importante enrolar o cabelo em uma toalha ou deixar em uma touca de cetim. Depois, é só lavar com água morna no dia seguinte.
Reconstrução
Como o nome já diz, a reconstrução tem como missão reconstruir os cabelos quebradiços, finos e porosos, principalmente os que sofreram recentemente com ações químicas. Para os cabelos que se encontram nessas condições, a reconstrução é indicada semanalmente. Se o cabelo estiver saudável, é indicada a cada 15 dias.
A reconstrução é o melhor caminho para a restauração da fibra capilar, agindo na reposição de proteína dos fios, especialmente queratina. Não esqueça de usar a máscara certa para esse processo, dando preferência para as que possuem colágeno, creatina e queratina na composição.
Dica importante!
Quando for hidratar os fios, é importante pegar o creme com uma espátula de plástico para que o contato com as mãos não contaminem o produto. Depois, é só separar o cabelo em quatro partes e enluvar bem, evitando a raiz, deixando agir de acordo com o que recomenda no rótulo.
Como identificar a necessidade do meu cabelo?
Um cronograma bem feito é a chave para ter um cabelo saudável e bem cuidado. Para descobrir qual etapa ideal para o seu cabelo, existem aplicativos que ajudam a orientar durante os passos, como o aplicativo “meu cronograma capilar”, compatível com android e iOS, que pode ser baixado de forma gratuita por meio do play store e app store.
O aplicativo vai ajudar a orientar quem nunca fez o cronograma e determinar qual será a rotina a partir de um questionário de oito perguntas a respeito do cabelo. Assim que o questionário for preenchido, automaticamente o aplicativo vai informar a periodicidade de cada etapa e enviar notificações próximas ao horário em que costuma tomar banho.
Dentro do aplicativo tem dicas de misturinhas, fórum onde as usuárias compartilham dicas e experiências e, muito mais. Outra opção além do aplicativo é analisar por meio do teste de porosidade dos cabelos. Isso é feito de forma simples, com apenas um copo de água.
Um método fácil e rápido para entender a saúde dos fios, é pegar um copo transparente e encher com água filtrada. O resultado vai depender de onde o seu fio se mantiver no copo.
Confira:
1 - Fio boiando (cabelo pouco danificado)
Se o seu fio de cabelo boiar, ele está saudável e precisa apenas de hidratação, ou seja, basta intensificar o uso da máscara de hidratação durante o cronograma.
2 - Fio no meio do copo (cabelo danificado)
Se o fio não boiar e nem afundar, ficando no meio do copo, isso significa que o cabelo está com médica porosidade, precisando de nutrição.
3 - Fio no fundo (cabelo muito danificado)
Se o fio afundar totalmente, isso significa que o cabelo está com alta porosidade e necessita de reconstrução.
Confira abaixo
Calendário para iniciar o cronograma conforme o resultado do teste de porosidade
Comentar