
Sonha com a magistratura? Então é bom marcar na agenda: começam no próximo dia 10 de julho, às 16h, as inscrições para a quarta edição do Exame Nacional da Magistratura (Enam), etapa indispensável para quem deseja concorrer a uma vaga de juiz no Brasil. O edital foi publicado na última quarta-feira (3), no Diário Oficial da União.
A prova, organizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), é exigida para todos os candidatos que pretendem participar de concursos públicos da magistratura em tribunais estaduais, federais ou trabalhistas.
Conteúdo Relacionado
- CNU 2025: FVG é escolhida para organizar o concurso
- CNU tem 64 postos no Pará e salários de até R$ 16 mil. Veja prazos e inscrições
- Veja como se inscrever no CNU, o Enem dos Concursos, em 12 passos
Para se inscrever, o interessado precisa ter diploma de graduação em Direito expedido por instituição reconhecida pelo MEC. As inscrições seguem abertas até 14 de agosto, também às 16h, e devem ser feitas exclusivamente pelo site www.conhecimento.fgv.br. A taxa é de R$ 120.
Como será a prova?
A avaliação será aplicada simultaneamente em todas as capitais do país no dia 26 de outubro, no turno da tarde, com duração de cinco horas. O exame contará com 80 questões objetivas, distribuídas entre as seguintes disciplinas.
Veja abaixo:
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Direitos Humanos
- Direito Processual Civil
- Direito Civil
- Direito Empresarial
- Direito Penal
- Noções gerais de Direito e Formação Humanística
O resultado final está previsto para 19 de dezembro, e os aprovados poderão acessar o certificado de habilitação a partir de 29 de dezembro.
Criado em 2023 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Enam é executado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
Quer saber mais de concursos? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Desde então, tornou-se etapa obrigatória para filtrar os candidatos aptos a participar das seleções específicas da carreira, que posteriormente exigem provas próprias de cada tribunal.
Comentar