As notícias sobre concursos autorizados e previstos para o segundo semestre de 2023 se multiplicam, sobretudo nos portais especializados em informações sobre certames. O assunto tem gerado bastante expectativa entre os chamados concurseiros. Para quem sonha em ingressar no serviço público, este é o momento ideal para focar na preparação.
De carreiras policiais até certames na área da saúde, diversos órgãos devem lançar editais no próximo semestre, nas esferas municipal, estadual e federal. Para o candidato ficar ciente dos concursos autorizados, ele precisa fazer uma busca nos sites especializados em concursos públicos e ficar atento aos próprios sites dos governos municipais, estadual e federal, acessando o Diário Oficial de cada um.
Na esfera municipal, por exemplo, já existem concursos autorizados nas prefeituras de Marituba, Cametá e Castanhal. A nível estadual, foram autorizados os certames para a Agência de Transporte Metropolitano (AGTRAN/PA), o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Inmetro Pará, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, além de outros.
Já na esfera federal, os candidatos devem atentar para o andamento dos certames da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ibama, Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), entre outros. “O concurseiro precisa aproveitar esse momento de grande relevância. Temos diversas autorizações de editais nas três esferas: municipal, estadual e federal”, assinala o coordenador do preparatório Hertz Concursos, Waldomário Melo.
CAMINHO CERTO
Para o coordenador, dentre os principais erros que os candidatos que se preparam para concursos cometem, está, primeiramente, o de não buscar informações com antecedência. Assim como, não definir uma área específica para concorrer, por exemplo, a carreira policial, áreas de saúde, bancos e outras.
Quando o candidato não tem informação e não define uma área para estudar, a probabilidade de iniciar a preparação tardiamente é maior, bem como, ele corre o risco de não absorver o conteúdo de forma adequada como as bancas organizadoras exigem. Cada vez mais, as bancas têm cobrado conteúdos extensos, cujo estudo precisa ser direcionado.
“Um dos erros mais comuns é deixar para estudar em cima da hora, quando o edital é publicado. Isso pode comprometer totalmente o desempenho do candidato. Os conteúdos são bastante extensos e a preparação precisa ser antecipada. O concurseiro também tem que verificar concursos de áreas que ele tenha aptidão. Tem pessoas que querem fazer certames da polícia militar só por fazer, porque não tem o perfil. As pessoas saem atirando para todos os lados e alguns conteúdos se diferenciam bastante. O candidato precisa verificar para saber em qual se adequa”, orienta o coordenador.
Seguir um estudo direcionado e com estratégia para entender como as bancas cobram os assuntos é outro diferencial do candidato que conquista a aprovação nos certames. “É sempre bom fazer um curso preparatório, online ao vivo ou gravado, e ficar atento aos conteúdos mais recorrentes nos concursos. Isso permite fazer a preparação de forma direcionada, pois os professores conseguem esquematizar os conteúdos, diferentemente do que ocorre se o candidato for estudar sozinho em casa. Os conteúdos são muito extensos e os professores conseguem traçar um caminho mais curto para o aprendizado, esmiuçar para possibilitar a absorção dos conteúdos”, pontua Melo.
Faça um bom concurso
DICAS
l - Fique por dentro dos concursos autorizados e previstos para lançamento dos editais no segundo semestre de 2023. Para ficar ciente, o candidato deve fazer uma busca nas notícias publicadas nos sites especializados em concursos públicos e, também, nos próprios sites dos governos municipais, estadual e federal, acessando o Diário Oficial de cada um.
- Outra forma de não errar na hora da preparação é definir uma área específica para estudar, por exemplo, dedicar-se aos concursos das carreiras policiais, áreas de saúde, bancos e outros. Verifique os conteúdos cobrados nos certames de cada área para saber qual delas é compatível com o seu perfil.
- Não espere o edital ser lançado para começar a estudar: em média, após o lançamento do edital, o candidato terá cerca de 60 dias até a aplicação da prova. É um tempo considerado curto para estudar diante da quantidade de conteúdos e disciplinas cobrados pelas bancas organizadoras.
- A preparação para um concurso precisa ser direcionada: cada vez mais, as bancas têm cobrado conteúdos extensos, cujo estudo precisa ser direcionado. Por isso, é sempre indicado que o candidato busque um bom curso preparatório, que pode ser presencial, online ao vivo ou gravado.
- Os professores transmitem as informações de forma didática e esquematizam os conteúdos, diferentemente do que ocorre se o candidato for estudar sozinho em casa.
- Tempo de estudo: além de assistir as aulas do curso, é indicado que o candidato também dedique um tempo de estudo em casa, para revisar os conteúdos e, principalmente, fazer o máximo de exercícios que puder.
- “A quantidade de horas de estudo em casa é relativa. Tem gente que estuda de duas a cinco horas e tem quem estude uma hora por dia e consegue ter um bom desempenho na prova do concurso”, explica Waldomário Melo.
- Além de antecipar a preparação e direcionar os estudos, outra dica para não cometer erros no dia da prova é ter calma e tranquilidade no momento da aplicação do certame. “Tem que lembrar das dicas que os professores deram. Até para começar a prova tem que ter estratégia. Na minha avaliação, para ficar com garantia no andamento da prova, comece pelas disciplinas que tenha mais conhecimento”, frisa o coordenador.
FONTE: Waldomário Melo, coordenador do preparatório Hertz Concursos
Comentar