O domingo mais aguardado de outubro chegou. O povo celebra a maior festa religiosa do Brasil e a maior procissão católica do mundo: o Círio de Nazaré. São 233 anos de uma devoção e fé que poucos conseguem explicar ou relatar. A grande procissão sai neste domingo, 12 de outubro, da Catedral de Belém com destino à Basílica Santuário, erguida no mesmo local onde a Imagem foi encontrada, em 1700, pelo caboclo Plácido.
O percurso atravessa o Centro Histórico de Belém e passa por alguns dos principais monumentos representativos da cidade, como o Ver-o-Peso, a Estação das Docas e a Praça da República. São aproximadamente seis horas de procissão, percorrendo 3,6 km, com mais de dois milhões de pessoas previstas em oração, devoção e agradecimento. A expectativa deste ano é superar os 2,3 milhões de devotos presentes em 2024.
Pontualmente às 6h da manhã, antes da procissão, foi realizada a missa em frente à Catedral de Belém, celebrada por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Belém.

Às 7h08, a missa ainda acontecia em frente à Catedral da Sé. Fiéis emocionados aguardavam o início da procissão do Círio de Nazaré 2025.

Por volta das 7h25, a Imagem Peregrina foi colocada na Berlinda, dando início a mais Círio de Nazaré.
A emoção dos promesseiros
Giovana Nogueira conquistou uma vaga em uma companhia de dança na Itália. Ela foi para pagar uma promessa e agradecer pelas bênçãos alcançadas através de Nossa Senhora de Nazaré.
Sônia Moraes, de 66 anos, acompanhou a missa na Catedral da Sé com uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré nas mãos. Há 30 anos, ela paga uma promessa feita quando foi diagnosticada com câncer. No início, participava acompanhando a corda na procissão, mas com o passar do tempo e o avanço da idade, passou a acompanhar a missa e a seguir a Imagem Peregrina até a chegada na Basílica de Nazaré. Todos os anos, ela chega à Sé na noite de sábado, por volta das 22h, faz vigília até o amanhecer e, em seguida, segue na procissão.

Thaise Coutinho, 35 anos, auxiliar de mercado, fez uma promessa à Nossa Senhora de Nazaré para ajudar a construir a casa do irmão e, este ano, conseguiu cumprir essa graça. Ela está em seu primeiro ano de pagamento da promessa e foi agradecer. Com o coração a mil e muita fé, ela pretende concluir a caminhada até à Basílica.
Tatiane Dias foi outra devota que aproveitou para cumprir uma promessa feita à Nossa Senhora de Nazaré após enfrentar momentos difíceis, como o falecimento de seu esposo.


Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Comentar