O domingo mais aguardado de outubro chegou. O povo celebra a maior festa religiosa do Brasil e a maior procissão católica do mundo: o Círio de Nazaré. São 233 anos de uma devoção e fé que poucos conseguem explicar ou relatar. A grande procissão sai neste domingo, 12 de outubro, da Catedral de Belém com destino à Basílica Santuário, erguida no mesmo local onde a Imagem foi encontrada, em 1700, pelo caboclo Plácido.
O percurso atravessa o Centro Histórico de Belém e passa por alguns dos principais monumentos representativos da cidade, como o Ver-o-Peso, a Estação das Docas e a Praça da República. São aproximadamente seis horas de procissão, percorrendo 3,6 km, com mais de dois milhões de pessoas previstas em oração, devoção e agradecimento. A expectativa deste ano é superar os 2,3 milhões de devotos presentes em 2024.
Antes da procissão, há a missa em frente à Catedral de Belém, celebrada por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Belém, a partir das 6h. A procissão deve sair às 7h, conduzida na Berlinda decorada por Vando Nascimento.
Pontualmente às 6h da manhã, a missa em frente a Catedral foi iniciada, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Belém.

Promesseiros não contém a emoção
Giovana Nogueira conquistou uma vaga em uma companhia de dança na Itália. Ela foi até a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré para pagar uma promessa e agradecer pelas bênçãos alcançadas.
Sônia Moraes, de 66 anos, acompanhava a missa na Igreja da Sé com uma imagem de Nossa Senhora nas mãos. Há 30 anos, ela paga uma promessa feita quando foi diagnosticada com câncer. No início, participava acompanhando a corda da procissão, mas, com o passar do tempo e o avanço da idade, passou a acompanhar a missa e a seguir a Imagem Peregrina até a chegada na Basílica de Nazaré. Todos os anos, ela chega à Sé na noite de sábado, por volta das 22h, faz vigília até o amanhecer e, em seguida, segue na procissão.

Thaise Coutinho, 35 anos, auxiliar de mercado, fez uma promessa a Nossa Senhora para ajudar a construir a casa do irmão e, este ano, conseguiu cumprir essa graça. Ela está em seu primeiro ano de pagamento da promessa e foi agradecer a Nossa Senhora. Com o coração a mil e muita fé, ela espera conseguir concluir a caminhada até a Basílica.
Tatiane Dias foi outra devota que aproveitou para cumprir uma promessa feita a Nossa Senhora de Nazaré, após enfrentar momentos difíceis, como o falecimento de seu esposo.


Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Comentar