Durante a realização das romarias e cortejos do Círio de Nazaré 2025, em Belém, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) coordena ações integradas com diversos órgãos do Sistema de Segurança Pública. A Operação Círio 2025 mobiliza mais de 12 mil agentes das esferas estadual, municipal e federal, com o objetivo de reforçar a segurança durante os eventos da Quadra Nazarena.
De acordo com o secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado, a operação é resultado de meses de planejamento. “Estamos nas ruas com uma das maiores operações do ano, que tem como foco a fluidez e a tranquilidade das pessoas que participam das romarias, pagam promessas e acompanham o Círio de Nazaré. Nosso trabalho é garantir que todos possam exercer sua fé com segurança”, afirmou.
Conteúdo relacionado:
- Círio 2025: veja todas as ruas interditadas durante as romarias
- Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita o Ver-o-Peso
- Manto do Círio 2025 será apresentado nesta quinta, 09. Veja detalhes!
Serviços e atendimentos ao público
O Governo do Pará mantém, ao longo das principais vias da capital, pontos de atendimento e serviços de emergência. Totens de segurança instalados em locais estratégicos permitem contato direto com o Centro Integrado de Operações (Ciop), por meio do número 190, que também está disponível por ligação telefônica.
Os cidadãos também podem acionar o 193, do Corpo de Bombeiros Militar, e o 192, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para ocorrências de saúde.
Monitoramento e registro de ocorrências
Um ponto fixo do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC Móvel) está instalado na Avenida Nazaré, esquina com a Travessa Quintino Bocaiúva, no Largo do Redondo. No local, equipes realizam o monitoramento em tempo real das principais vias do percurso das procissões.
O CICC Móvel também recebe registros de ocorrências e objetos perdidos. Os itens recolhidos serão encaminhados à Delegacia-Geral de Polícia Civil, onde poderão ser resgatados a partir da terça-feira (14), das 8h às 17h.
Equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil atuam em pontos de observação ao longo dos trajetos das romarias, além de realizarem rondas a pé nas áreas de maior concentração de pessoas.
Quer mais notícias do Pará? acesse o nosso canal no WhatsApp
Orientações à população
A Segup orienta que os participantes redobrem a atenção em locais de aglomeração. A recomendação é manter bolsas e mochilas à frente do corpo, evitar carregar objetos de valor em bolsos externos e, em caso de necessidade, procurar agentes de segurança próximos.
“É fundamental que todos adotem cuidados pessoais para reduzir a possibilidade de pequenos delitos. Nossa atuação está voltada à segurança coletiva, mas cada pessoa também deve contribuir para evitar incidentes durante as procissões”, reforçou o secretário Ualame Machado.
A Operação Círio 2025 segue em andamento durante toda a programação da Quadra Nazarena, com monitoramento contínuo e ações de prevenção para garantir a segurança dos romeiros e visitantes.


Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar