plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
SEGURANÇA NACIONAL

Lula vai decretar Garantia a Lei e Ordem (GLO) em Belém durante a COP30

Governador Helder Barbalho confirma operação das Forças Armadas para garantir segurança na conferência climática

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Lula vai decretar Garantia a Lei e Ordem (GLO) em Belém durante a COP30 camera A GLO será aplicada durante toda a COP30, focando na proteção de autoridades e no reforço do policiamento na capital paraense. | Ministério da defesa

De acordo com o Helder Barbalho, governador do Pará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai decretar a operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em Belém durante a COP30. A medida, solicitada pelo próprio governo estadual, terá duração durante todo o período da conferência, que começa no dia 06 de novembro e se estende até o final do mês, com o objetivo de reforçar a segurança da capital paraense.

“Haverá GLO. Combinamos com as Forças Armadas. A demanda obrigatoriamente precisa ser do estado”, afirmou Helder Barbalho à coluna nesta quarta-feira (29). A declaração confirma que o pedido partiu do governo estadual, como determina a legislação e que a atuação das Forças Armadas será coordenada em conjunto com as autoridades locais.

Conteúdos relacionados:

Com a GLO em vigor, os militares assumirão a responsabilidade pela segurança da cidade durante o evento, concentrando esforços especialmente na proteção das autoridades que participarão da conferência climática. A operação permitirá o emprego de tropas federais para reforçar o policiamento e garantir que a COP30 transcorra sem incidentes graves.

Historicamente, a GLO já foi utilizada pelo governo federal em outros eventos de grande porte no Brasil. Entre eles, destaca-se a reunião da cúpula do G20, realizada no Rio de Janeiro em novembro de 2024, quando tropas federais reforçaram a segurança e o controle de grandes áreas da cidade durante o encontro internacional.

O instrumento voltou a ganhar destaque recentemente após a megaoperação das polícias civil e militar no Rio de Janeiro, que deixou mais de 100 mortos. Na ocasião, o governo federal destacou que a liberação de blindados e recursos adicionais ao estado depende do decreto da GLO, mas o governador Cláudio Castro resistiu à medida.

Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Com a GLO já confirmada para Belém, a expectativa é que a presença das Forças Armadas contribua para reduzir riscos e garantir a segurança de todos os participantes da COP30. A operação reforça o planejamento estratégico do governo federal e estadual para um evento que reúne líderes internacionais e tem grande repercussão global.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias