plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$

home
INCÊNDIO

Plataforma de petróleo pega fogo com 176 pessoas a bordo

Durante o incidente, um trabalhador caiu no mar, mas foi resgatado com vida por uma embarcação. Saiba mais!

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Plataforma de petróleo pega fogo com 176 pessoas a bordo camera Durante toda a ocorrência, embarcações especializadas em combate a incêndios — conhecidas como 'Fire Fighters' — foram posicionadas ao lado da plataforma e mantidas em prontidão. | ​Foto: Reprodução

Na manhã desta segunda-feira (21), uma plataforma de petróleo com 176 pessoas a bordo pegou fogo, na Bacia de Campos dos Goytacazes, região Norte do Rio de Janeiro.

O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense informou (Sindipetro-NF) informou que o acidente aconteceu na Cherne 1, também conhecida como PCH-1, e um funcionário caiu no mar.

De acordo com o sindicato, o incêndio teve início às 7h25 e só foi completamente controlado por volta das 11h25, após aproximadamente quatro horas de combate às chamas. Como medida de segurança, a Petrobras informou ao Sindipetro-NF que o escoamento de gás da unidade foi interrompido.

Durante toda a ocorrência, embarcações especializadas em combate a incêndios — conhecidas como 'Fire Fighters' — foram posicionadas ao lado da plataforma e mantidas em prontidão.

Durante o incidente, um trabalhador caiu no mar, mas foi resgatado com vida pela embarcação Locar XXII. Ele estava consciente, apresentava queimaduras e foi levado para atendimento médico na unidade PNA-1.

A empresa também informou que já realizou a contagem de todos os 176 trabalhadores a bordo da plataforma PCH-1.

Quer mais notícias sobre Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp

Em nota, o Sindipetro-NF reforçou sua solidariedade ao trabalhador ferido e sua luta por condições dignas, seguras e humanas para todos os petroleiros e petroleiras. Disse ainda que acompanha com preocupação mais um grave episódio e que tem denunciado sistematicamente, ao longo dos últimos anos, a falta de investimentos em manutenção e na integridade das plataformas da Bacia de Campos.

“Infelizmente, o que vemos hoje são as consequências práticas do desmonte da indústria nacional do petróleo. O sucateamento da Bacia de Campos, além dos prejuízos econômicos, coloca em risco a vida dos trabalhadores. Não é por acaso que acidentes como esse têm se tornado mais frequentes”, afirma a direção do Sindipetro-NF.

A Petrobras informa a ocorrência de incêndio, já debelado pelas equipes de emergência imediatamente acionadas, na manhã desta segunda-feira (21/04), na plataforma PCH-1 (Cherne 1), na Bacia de Campos, a cerca de 130 km da costa de Macaé, no Rio de Janeiro.

A plataforma está fora de operação desde 2020 e não produz petróleo desde então. Durante o incidente, um trabalhador terceirizado sofreu um acidente e caiu no mar. Ele foi rapidamente resgatado, recebeu os primeiros socorros em uma embarcação de apoio e já está em processo de evacuação aeromédica. O profissional sofreu queimaduras leves e permanece consciente.

Todos os ocupantes da PCH-1 estão em bom estado de saúde. Como medida preventiva, as equipes não essenciais serão desembarcadas temporariamente para que a integridade das instalações possa ser avaliada com segurança. Uma comissão será criada para investigar as causas do incidente.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias