plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$

home
SEUS DIREITOS

Atrasou conta de luz? Saiba quando energia pode ser cortada

Saiba quando a energia pode ser cortada por atraso no pagamento da conta de luz e quais são seus direitos como consumidor.

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Atrasou conta de luz? Saiba quando energia pode ser cortada camera Saiba quando a energia pode ser cortada por atraso no pagamento da conta de luz e quais são seus direitos como consumidor. | Reprodução/Agência Brasil

A conta de energia está no principal orçamento dos brasileiros e muitas vezes se torna uma grande dor de cabeça caso o pagamento não seja efetuado dentro do prazo. O risco de inadimplência é alto e a tendência de ter a energia cortada também.

O atraso no pagamento de apenas uma conta de luz pode provocar o desligamento do fornecimento até que o débito seja quitado.

VEJA TAMBÉM

Não existe quantidade mínima de contas em aberto para que a empresa corte no fornecimento de energia. Se a companhia elétrica decidir, pode cortar a luz da casa do consumidor inadimplente com apenas uma conta em aberto.

Mas é importante ressaltar que o corte só pode ser feito em um prazo máximo de 90 dias após o vencimento da conta. Segundo a Aneel, caso ultrapasse esse prazo limite, a companhia elétrica não poderá mais cortar a energia do consumidor. Neste caso, a dívida vai ser cobrada judicialmente.

A companhia elétrica deve avisar o consumidor por escrito com, no mínimo, 15 dias de antecedência da data prevista para o corte. A comunicação pode ser feita por carta, e-mail ou mensagem de texto, desde que haja comprovação do recebimento.

Quer saber mais de Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp

A energia elétrica não pode ser cortada às sextas, fins de semana, véspera de feriados e feriados. A Aneel tem algumas outras regras sobre o horário da interrupção. O corte só pode ser feito entre 8h às 18h, em dias úteis.

Caso a empresa não mande o aviso, o corte é considerado irregular. Nesse caso, a concessionária pode ser obrigada a pagar indenização ao consumidor, mesmo que a conta não tenha sido paga.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias