plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$

home
MONITORAMENTO

RJ confirma 3º caso de gripe aviária em pássaro silvestre

O anima foi capturado na Ilha do Governador, zona norte da capital fluminense. Apesar da confirmação, as autoridades garantem que não há motivos de preocupação

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia RJ confirma 3º caso de gripe aviária em pássaro silvestre camera O Governo do Rio de Janeiro recebeu a confirmação do terceiro caso | Dimas Gianuca/Projeto Albatroz

O Governo do Rio de Janeiro informou na noite do último sábado (27) que recebeu a confirmação do terceiro caso de ave silvestre migratória contaminada com a gripe aviária (H5N1). O trinta-réis-de-bando (Thalasseus acuflavidus) foi capturado na Ilha do Governador, zona norte da capital fluminense.

Após o pássaro ser recolhido, no último dia 23, ele foi enviado para análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA-SP) do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Três profissionais da vigilância sanitária do estado que atuaram no recolhimento do animal estão sendo monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) das secretarias de Estado de Saúde (SES-RJ) e municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Até o momento, nenhum deles apresentou sintoma gripal.

As outras duas aves silvestres da mesma espécie identificadas com o vírus H5N1 neste mês foram encontradas em São João da Barra, no norte do estado, e em Cabo Frio, na região dos Lagos. Segundo comunicado do governo, as autoridades estaduais intensificaram as ações de monitoramento e prevenção para evitar a disseminação do vírus no estado.

Prefeitura na BA decreta abate de animais abandonados

Saúde envia oxigênio ao Amapá para conter surto gripal

"Os técnicos da SES e da Seappa (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio) ressaltam que não há motivos de preocupação da população sobre epidemia de H5N1, pois no momento não há transmissão direta, de pessoa para pessoa. É importante lembrar que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos. As infecções humanas pelo vírus da Influenza Aviária ocorrem por meio do contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas)", diz o comunicado.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias