plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$

home
"IDIOTAS"

Bolsonaro pediu sigilo em exame de Covid após se aglomerar

Mauro Cid ordenou "reserva absoluta"; após resultado negativo, o Ex-presidente chamou de "idiotas" os que se isolavam.

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Bolsonaro pediu sigilo em exame de Covid após se aglomerar camera Bolsonaro em ato do dia 15 de maio de 2021. | (Pedro Ladeira-15.mai.21/Folhapress)

As investigações sobre o comportamento de Jair Bolsonaro durante a pandemia da Covid-19 segue com novas informações diariamente. Agora, uma troca de mensagens entre dois assessores do gabinete do ex-presidente mostra que ele fez um exame de covid em 2021 após participar de uma manifestação com apoiadores em Brasília e teria determinado sigilo sobre o caso. Na época, Bolsonaro criticava quem seguia as recomendações de isolamento.

De acordo com as mensagens, Bolsonaro apresentou sintomas da doença em 15 de maio de 2021 e chegou a fazer exames para identificar se era COVID. No exame comparativo, ele está com o pulmão com 10% comprometido. Mas está bem.... dormiu a noite toda, das 21h às 5h30. Oxigenação 97! Zeitoune acha que é COVID... Pr não quer fazer exame", escreveu na manhã do dia seguinte (16 de maio) Mauro Cid, ajudante de ordens de Jair, para Célio Faria.

+ Bolsonaro chega à PF para depor sobre cartão de vacina

+ Assessor de Bolsonaro admite certificado falso de vacina

Célio Faria era chefe do gabinete oficial da Presidência da República e se tornou ministro da secretaria de governp em 2022. Cerca de 20 minutos depois dessa primeira mensagem, Cid escreveu: "O laudo médico do HFA foi colocado no sistema.... Pr vai fazer o exame para evitar vazamento. Pediu reserva absoluta. Não quer divulgar que vai fazer o exame. Só se vazar o laudo". HFA é uma referência ao Hospital das Forças Armadas e PR se refere a "Presidente da República".

Célio Faria respondeu a Cid estar ciente e acompanhando o caso e às14h32 do mesmo dia, Cid informou Célio que o exame de Bolsonaro havia dado negativo para a Covid. Na manhã do dia 17 de maio de 2021, Bolsonaro apareceu no "Cercadinho", onde apoiadores faziam vigília diária, e continuou atacando todos que estavam seguindo as recomendações de órgãos sanitários brasileiros e internacionais, além de elogiar o agronegócio.

"O agro realmente não parou. Tem uns idiotas aí, o 'fique em casa'. Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa. Se o campo tivesse ficado em casa, esse cara tinha morrido de fome, esse idiota tinha morrido de fome. Daí, ficam reclamando de tudo", disse ele.

Os diálogos confirmam também que um ajudante de ordens de Bolsonaro morreu de Covid no início de março de 2021, informação que só veio à tona por meio do site O Antagonista, mais de dez dias depois. Mauro Cid e Célio Faria conversam sobre a morte, o velório e a cremação.

A defesa de Mauro Cid diz que só vai comentar o assunto nos autos. Já a assessoria de Bolsonaro não quis se manifestar.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias