plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$

home
ECONOMIA

Rússia encerra restrição e volta a importar carne brasileira

Russos suspenderam a compra de carne do Brasil depois da confirmação do caso de "mal da vaca louca" atípica no Pará no fim de fevereiro.

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Rússia encerra restrição e volta a importar carne brasileira camera De acordo com o Governo Federal, o comércio de carne bovina brasileira com a Rússia foi plenamente normalizado | Valter Campanato/Agência Brasil

O governo brasileiro divulgou nesta sexta-feira (7) que foi comunicado sobre o fim das restrições à carne bovina brasileira impostas pela Rússia em razão do caso isolado de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) atípica no estado do Pará, confirmada no fim de fevereiro.

O anúncio, que se soma à recente reabertura do mercado das Filipinas, em 28 de março, e à reabertura de outros mercados, representa a plena normalização do comércio do produto com a Rússia.

Veja também:

Incêndios na Amazônia aumentam casos de doenças respiratórias

Lula sanciona lei contra desperdício de água

Diferentemente da forma clássica da enfermidade - conhecida como “mal da vaca louca” -, a forma atípica é de ocorrência natural e espontânea no rebanho bovino, não representa risco à saúde pública e tampouco justifica restrições à importação, conforme diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Em função do caso, a Rússia havia suspendido, em 1º de março, a importação de carne bovina proveniente de animais com mais de 30 meses de idade provenientes do Pará.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio de sua rede de embaixadas, em conjunto com as adidâncias agrícolas do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em países estratégicos, segue atuando desde a ocorrência do caso de EEB para evitar fechamentos indevidos de mercados.

Em 2022, as exportações de carne bovina para a Rússia somaram cerca de 165 milhões de dólares, o equivalente a 24 mil toneladas do produto. As Filipinas são o sexto destino das exportações de carne bovina do Brasil, somando 275 milhões de dólares em 2022 (61 mil toneladas).

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias