Mudar o tamanho dos pneus pode adulterar o hodômetro do carro e caracterizar uma infração de trânsito, mas muitos motoristas desconhecem essa informação. De acordo com a resolução 292 do Contran, alterar o diâmetro total dos pneus originais pode resultar em multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.
Embora as leis de trânsito se preocupem principalmente com a dirigibilidade originalmente projetada pelo fabricante e com a marcação da velocidade para o motorista, a alteração do diâmetro dos pneus pode afetar o registro de quilometragem do carro. Isso porque o hodômetro extrai os dados do velocímetro para determinar o quanto o veículo rodou. Se o carro estiver mais rápido do que o indicado no velocímetro, a aferição da distância percorrida sempre será menor, tornando o registro do hodômetro cada vez mais discrepante do real.
LEIA TAMBÉM:
+ Saiba se o seu signo está entre os mais inteligentes
+ Tem coragem? Veja roteiros com hoteis e castelos assombrados
+ Confira 7 dicas para sair do básico e apimentar a relação
Esse problema não se limita às multas por excesso de velocidade, mas coloca muitos motoristas na posição de fraudadores sem que eles saibam disso. Na prática, quem altera o tamanho dos pneus acaba fazendo o mesmo que um vendedor desonesto que rebobina a quilometragem de carros mais rodados. A exceção são os poucos condutores que vão atrás de recalibrar a leitura do painel.
Por isso, é importante que os motoristas estejam cientes das consequências de alterar o diâmetro dos pneus e tomem as medidas necessárias para evitar problemas futuros. Além disso, é fundamental que as autoridades de trânsito fiscalizem essa prática para garantir a segurança no trânsito e a integridade dos registros de quilometragem dos veículos.
Comentar