plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$

home
VEJA COMO EVITAR PROBLEMAS

Cuidado! Você pode estar fraudando seu carro sem saber

Mudar o tamanho dos pneus pode adulterar o hodômetro do carro e caracterizar uma infração de trânsito, mas muitos motoristas desconhecem essa informação

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Cuidado! Você pode estar fraudando seu carro sem saber camera Esse problema não se limita às multas por excesso de velocidade | Reprodução

Mudar o tamanho dos pneus pode adulterar o hodômetro do carro e caracterizar uma infração de trânsito, mas muitos motoristas desconhecem essa informação. De acordo com a resolução 292 do Contran, alterar o diâmetro total dos pneus originais pode resultar em multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.

Embora as leis de trânsito se preocupem principalmente com a dirigibilidade originalmente projetada pelo fabricante e com a marcação da velocidade para o motorista, a alteração do diâmetro dos pneus pode afetar o registro de quilometragem do carro. Isso porque o hodômetro extrai os dados do velocímetro para determinar o quanto o veículo rodou. Se o carro estiver mais rápido do que o indicado no velocímetro, a aferição da distância percorrida sempre será menor, tornando o registro do hodômetro cada vez mais discrepante do real.

LEIA TAMBÉM:

+ Saiba se o seu signo está entre os mais inteligentes

+ Tem coragem? Veja roteiros com hoteis e castelos assombrados

+ Confira 7 dicas para sair do básico e apimentar a relação

Esse problema não se limita às multas por excesso de velocidade, mas coloca muitos motoristas na posição de fraudadores sem que eles saibam disso. Na prática, quem altera o tamanho dos pneus acaba fazendo o mesmo que um vendedor desonesto que rebobina a quilometragem de carros mais rodados. A exceção são os poucos condutores que vão atrás de recalibrar a leitura do painel.

Por isso, é importante que os motoristas estejam cientes das consequências de alterar o diâmetro dos pneus e tomem as medidas necessárias para evitar problemas futuros. Além disso, é fundamental que as autoridades de trânsito fiscalizem essa prática para garantir a segurança no trânsito e a integridade dos registros de quilometragem dos veículos.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Auto Dicas

Leia mais notícias de Auto Dicas. Clique aqui!

Últimas Notícias