plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$

home
AGROPARÁ

Delicioso, cupuaçu é ideal para pele, cabelos e unhas

Há 35 anos, maria do carmo planta o fruto em abaetetuba e começa a explorar as propriedades para o mercado da beleza. Ela criou um produto para a saúde do corpo e projeta vendas para além do pará

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Delicioso, cupuaçu é ideal para pele, cabelos e unhas camera Ocupuaçu é uma das frutas mais apreciadas da região amazônica. | ( Reprodução )

Ocupuaçu é uma das frutas mais apreciadas da região amazônica. Da fruta, se prepara bombons, cremes, sorvetes, sucos e sobremesas. Das sementes pode-se obter o “cupulate”, um produto semelhante ao chocolate. É possível extrair ainda a manteiga de cupuaçu, uma substância pastosa de cor esbranquiçada capaz de combater o ressecamento da pele e dos cabelos, entre outras propriedades para a saúde do corpo.

Maria do Carmo Brito, 57 anos, é produtora rural de cupuaçu desde 1987, no município de Abaetetuba. No início, a produtora plantou 1,3 mil pés de cupuaçuzeiro, mas diante do aumento da demanda passou a plantar oito mil. Além da polpa e do cupulate, este ano a agricultora resolveu arriscar na manteiga de cupuaçu, que tem ganhado espaço no mercado do Estado.

Maria do Carmo Brito, 57 anos, é produtora rural de cupuaçu desde 1987, no município de Abaetetuba.
📷 Maria do Carmo Brito, 57 anos, é produtora rural de cupuaçu desde 1987, no município de Abaetetuba. |( Reprodução )

De acordo com do Carmo, a manteiga é ótima aliada na hidratação, nutrição e suavização da pele, além da alta capacidade de manutenção da água combatendo assim o envelhecimento precoce. Outro detalhe é que, por se tratar de uma gordura vegetal, a manteiga atende o público vegano, já que não possui derivados de origem animal em sua composição.

LEIA TAMBÉM:

Agronegócio do Pará contribui para o PIB

Por que investir no cupuaçu?

Tudo começou há 35 anos, quando vendia a polpa. Com o passar do tempo descobri que dava para aproveitar o caroço para a produção de chocolate, além de que grandes indústrias se interessavam por este insumo. Em 2022 comecei no ramo da manteiga corporal. Apesar de levar esse nome, o produto só pode ser usado para fins estéticos, mas já estamos estudando para, quem sabe, ser usado na cozinha.

Como é o processo de produção da manteiga?

A manteiga é extraída das sementes que contêm aproximadamente 30% a 35% de óleo. Para chegar a este ponto o caroço é colocado em uma prensa em uma temperatura baixa, ou seja, não passa por nenhuma fervura ou pré-aquecimento. Depois de pressionado sai o óleo coado e em seguida, com um certo tempo, acaba virando na manteiga. É um processo 100% natural, ou seja, sem a utilização de aditivos químicos. Desta forma, o método de retirada da manteiga é considerado ecologicamente correto, pois garante maior estabilidade e preservação dos nutrientes das sementes. De cada quatro quilos da amêndoa é retirado um quilo de manteiga, um rendimento bem grande.

Que tipos de benefícios ela tem?

A manteiga de cupuaçu possui propriedades ideais para ser aplicada na pele, cabelos, lábios e unhas. Além da hidratação, que é bastante comentada, posso completar ainda que este apresenta um certo grau de absorvência dos raios ultra violeta (UV), mas ainda não há como medir a equivalência do produto em termos de fator de proteção solar. A manteiga de cupuaçu, após pelo menos duas semanas de uso, já proporciona uma certa maciez, suavidade e nutrição à pele. Desta forma, recupera de forma significativa a umidade e elasticidade natural por meio da reposição de lipídios (gorduras), principalmente naquelas peles secas. Diante de algumas propriedades já pontuadas, possui efeitos benéficos às mãos e aos pés também, principalmente aqueles que possuem rachaduras. Vale ressaltar que auxilia no processo de cicatrização ainda. Promove ainda a suavidade e maciez aos cabelos. É ideal para fios quebradiços, secos e ressecados, já que após aplicado à longa duração, as propriedades de hidratação repõe a umidade, promovendo a selagem das cutículas e proporcionando um brilho saudável, Para quem sofre com cabelos mais volumosos, capaz até de reduzir o volume das madeixas.

Quem são os interessados no produto?

Depois que as pessoas passaram a ter conhecimento das propriedades da pasta de cupuaçu, o produto passou a se vender sozinho. Tenho clientes, por exemplo, no Mercado do Ver-o-Peso, na Feira da 25, além de uma grande área de Abaeté. Em relação aos preços, hoje vendo o pote por R$20 e a procura acaba sendo grande por este produto.

Pretende vender para fora do Estado?

Eu comecei este ano e por enquanto as vendas serão direcionadas apenas para o Pará, mas posso afirmar que no máximo em um ano pretendo estar levando para outros lugares, outros estados, com base na minha rede de contatos. Creio que o primeiro município fora do estado a receber será Pernambuco, e depois o Amapá.

📷 |DOL

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em AgroPará

Leia mais notícias de AgroPará. Clique aqui!

Últimas Notícias