A tenista brasileira Bia Haddad fez história nesta segunda-feira (5), nas oitavas de final do Roland Garros, um dos torneios de tênis mais importantes do mundo.
Bia venceu a espanhola Sara Sorribes Tormo, 132° do ranking, por 2 sets a 1. Com isso, a brasileira, que é a número 14 do mundo, conquistou uma classificação histórica. Desde a Era Aberta, esta é a primeira vez que uma atleta do Brasil chega às quartas de final de um Grand Slam.
Agora, Bia Haddad se iguala a Maria Esther Bueno, considerada a melhor tenista brasileira e a única até hoje a ir a uma final do Roland Garros (1960). Além disso, ela é a atleta do Brasil a ir mais longe em um Grand Slam desde 1968.
Entre homens e mulheres, desde 2001 um tenista do Brasil não chegava tão longe a um Grand Slam na disputa de simples, o último foi o Guga, quando foi às quartas do US Open e Roland Garros.
🇧🇷 Brazil’s Best 🇧🇷
— Roland-Garros (@rolandgarros) June 5, 2023
Haddad Maia is off to a first Slam final eight after her 3 hour and 51 minute encounter with Sorribes Tormo 6-7(3), 6-3, 7-5.
⁰#RolandGarros pic.twitter.com/NSuZBKRxbZ
Jogo
Bia passou por um verdadeiro teste de resiliência e resistência. A partida durou quase 4h, 3h51 precisamente. Com isso, é o duelo feminino mais longo da temporada. No final, a brasileira não aguentou e caiu no choro.
“Eu tentei pensar de uma forma positiva nos momentos mais difíceis. Pensei que, se eu estava sentindo o nervosismo, minha adversária também sentindo. Meu técnico me mandou uma entrevista do Djokovic, falando de nervosismo. Então, se o Djokovic fica nervoso, quem sou eu para não ficar? Precisamos aceitar, nos mantermos firmes para aguentar a pressão”, disse Haddad após o jogo.
É QUAAAAARTAS DE FINAL! 🎾🇧🇷
— Time Brasil (@timebrasil) June 5, 2023
Bia Haddad Maia está nas quartas de Roland Garros em uma virada incrível!
Vitória sobre Sorribes Tormo 🇪🇸 por 2 a 1: 6/7, 6/3 e 7/5
Que jogaaaaaaaço da Bia! 💪🏼 pic.twitter.com/6nAlcr54cM
A brasileira fechou o duelo com parciais de 6/7, 6/3 e 7/5. No primeiro, as duas atletas erraram bastante e o jogo ficou equilibrado até o final. Bia até começou a partida bem, conseguiu duas quebras, parecia que havia se encontrado no set, mas a espanhola se recuperou e passou a pressionar Haddad. No fim, Sara Sorribes Tormo levou a melhor e fechou com 7/3.
O segundo set era decisivo para a brasileira, ela precisava vencer para se manter na disputa. Mas, a tenista não começou bem. Cedeu dois game para a adversária e não parecia estar confortável no jogo.
A espanhola abriu 3 a 0 no set e parecia que iria se encaminhar para a vitória, mas Bia Haddad reagiu. Ponto a ponto, a brasileiro foi conseguindo pressionar a adversária e diminuiu a diferença. Após isso, Bia foi mais consistente e ganhou os games seguintes, fez 6 a 3 e levou o jogo para o terceiro set.
Bia Haddad Maia é a 1ª tenista do 🇧🇷 a alcançar as quartas de final de um Grand Slam em simples desde…
— Time Brasil (@timebrasil) June 5, 2023
Maria Esther Bueno, em 1968! pic.twitter.com/XHaggfFiRf
O terceiro set já começou melhor para a brasileira. Embalada, a tenista não cometeu tantos erros, não cedeu pontos a Sara e saiu na frente. Mas, logo depois dos dois primeiros games, a partida ficou lá e cá e instável. Bia teve uma chance de fechar o jogo mais, a espanhola resistiu e cresceu no jogo.
Depois de muita disputa, a brasileira resistiu e virou o último game. No final, Bia Haddad saiu com a classificação que coloca o seu nome na história do esporte brasileiro.
A próxima adversária de Bia Haddad é a atleta da Tunísia Ons Jabeur, ela é a 7° colocada do ranking. O jogo será na próxima quarta-feira (7), às 7h.
Comentar