O Mangueirão pode se tornar um palco de jogos internacionais de futebol em breve. A Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) enviará uma equipe técnica para vistoriar o estádio neste domingo, dia 25, a convite da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Federação Paraense de Futebol (FPF). O objetivo é avaliar as condições do local para receber partidas de clubes e seleções da América do Sul.
A informação foi confirmada por meio de nota divulgada pela FPF, na manhã desta sexta-feira (23), citando comunicado recebido diretamente do presidente da CBF Ednaldo Rodrigues.
LEIA TAMBÉM:
Mangueirão pode sediar estreia do Brasil nas Eliminatórias
FPF busca viabilizar vistoria da Conmebol no Mangueirão
A visita técnica faz parte de um projeto que envolve Governo do Estado, FPF e CBF para integrar o Estádio Olímpico do Pará ao grupo de estádios habilitados para sediar competições continentais, como a Copa Libertadores, a Copa Sul-Americana e as Eliminatórias para a Copa do Mundo. A iniciativa também busca aproximar o público paraense dos jogos da Seleção Brasileira, sejam eles amistosos ou oficiais.
A comissão da CONMEBOL será formada por profissionais do departamento de seleções e da gerência operacional da entidade. Eles irão analisar aspectos como infraestrutura, segurança, iluminação, gramado, vestiários, tribunas, acessos e capacidade do Mangueirão. A vistoria terá a duração de cerca de quatro horas e contará com o acompanhamento de representantes da FPF e do Governo do Estado.
HISTÓRIA DE GRANDES EVENTOS
O Mangueirão, que foi inaugurado em 1978, passou recentemente por uma grande reforma que incluiu a realização de obras de reestruturação e modernização, elevando o nível de segurança e conforto do estádio, agora, com capacidade para 50 mil espectadores.
O estádio já foi palco de jogos da Copa do Brasil, da Copa Verde, do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Paraense, das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006, além da Copa dos Campeões 2002 e da Libertadores de 2003, que contaram com a participação do Paysandu.
Além do futebol, o Estádio Olímpico do Pará também foi palco de grandes eventos e shows importantes, como o do grupo musical Menudo, em 1985, e do Gran Prix Caixa de Atletismo, com a marca de mais de 42 mil pessoas, estabelecendo o novo recorde de público do Brasil em competições de atletismo.
Celebrações religiosas, como o XVII Congresso Eucarístico Nacional, realizado pela Arquidiocese de Belém, em 2016, e eventos das igrejas Quadrangular e Assembleia de Deus, marcaram igualmente a história da maior praça esportiva paraense.
VEJA MAIS:
Comentar