Qual será o destino de Clube do Remo e Paysandu nesta temporada de 2023? Sem conquistarem nada no Campeonato Paraense, Copa Verde e Copa do Brasil, restou somente a Série C do Campeonato Brasileiro. Entretanto, a dupla Re-Pa vai fazendo feio e começa a preocupar o torcedor, já que ambos estão na zona de rebaixamento após oito rodadas.
Um detalhe curioso é que ambos os clubes já trocaram de treinador. No Paysandu, Marquinhos Santos chegou para substituir Márcio Fernandes e foi anunciado no dia 1º de maio. O técnico pôde acompanhar a equipe na estreia da Terceirona, mas sem estar à beira do campo, estreando oficialmente na segunda rodada, contra o Figueirense.
Marquinhos chegou com o Lobo vivendo um processo de desmontagem e sem poder utilizar jogadores em Campeonato Paraense e Copa Verde, por conta das inscrições. Mesclando os campeonatos com a Série C, ele enfrentou um problema de não poder repetir a equipe no início. Com o fim das competições regionais, o Papão anunciou várias dispensas e chegou a 18 no total.
Ou seja, o treinador enfrentou a desmontagem de mais de meio elenco e vai recebendo reforços. Sem muito tempo para treinar, Marquinhos tenta se virar como pode e chegou a criticar o planejamento da diretoria do Paysandu publicamente. O técnico já comandou o Papão em 11 jogos, vencendo dois, empatando quatro e perdendo cinco, com sete gols marcados e 17 sofridos, ficando com um aproveitamento de 30,30%.
Já o Clube do Remo começou sendo saco de pancadas na Terceirona. Sob o comando do técnico Marcelo Cabo, foram quatro derrotas seguidas e a lanterna da competição. A diretoria se viu obrigada a mudar e dispensou o treinador, que deu lugar para Ricardo Catalá. O novo comandante acompanhou o vice-campeonato da equipe no Parazão e assumiu o time na quinta rodada da Série C, contra o Confiança.
Ao contrário de Marquinhos Santos, Catalá perdeu poucas peças e ganhou outras na mesma proporção. E um diferencial do novo treinador é que ele tem pós-graduação em psicologia esportiva, algo que, nitidamente, faz falta, tanto em Remo, quanto em Paysandu. O técnico mudou a mentalidade da equipe e, em quatro partidas, nenhuma derrota, sendo duas vitórias e dois empates, ficando com um aproveitamento de 66,6%.
O Leão somou oito pontos em quatro jogos, ao contrário das quatro primeiras partidas. Mesmo assim, ainda segue na zona de rebaixamento e agora ocupa a vice-lanterna, mas uma vitória neste sábado (17) pode tirar a equipe da degola e colocar próxima do G-8, obviamente que dependendo dos resultados das outras equipes.
O Leão Azul visita o Pouso Alegre neste sábado, dia 17. O confronto está marcado para acontecer a partir das 16h30, no Estádio Manduzão, distante 401,7 km da capital Belo Horizonte, em Minas Gerais. Já o Paysandu entra em campo no domingo, dia 18. O Campeão dos Campeões recebem o Floresta na Curuzu, em Belém, às 19h.
Comentar