O Goiás é o grande campeão da Copa Verde 2023. No Estádio da Serrinha, em Goiânia (GO), nesta quarta-feira (31), o Esmeraldino voltou a vencer o Paysandu, desta vez pelo placar de 2 a1, e conquistou o título inédito, voltando a ser campeão após cinco anos de jejum. Vinícius Pacheco e Matheus Peixoto marcaram, ambos de pênalti, os gols da vitória histórica. Bruno Alves descontou.
Com o triunfo, o Periquito adiou o sonho do tetracampeonato do Papão. Na ida, o Verdão do Serrado já havia vencido por 2 a 0, o que obrigava o Lobo a vencer por um placar elástico. No entanto, com 16 jogadores impossibilitados de jogar por conta de inscrição, Marquinhos Santos teve problemas, mais uma vez, para montar a equipe e viu a reação ficar difícil.
Veja como foi o Lance a Lance:
Primeiro Tempo:
Nem bem o árbitro Dyorgines Padovani de Andrade (ES) apitou o início do jogo e já teve pênalti para o Goiás. Após muita demora do VAR, Vinícius Pacheco abriu o placar com seis minutos de jogo, dando um banho de água fria no Lobo, e aumentando o placar agregado para 3 a 0. O gol fez os bicolores saírem para o ataque em busca do tudo ou nada.
⏱️1T 5’ Vinícius cobrou o pênalti com perfeição e marcou o primeiro gol esmeraldino! VAMOSSSSSSSSSSSSSSS VERDÃO!💚👊🏻#GOIxPAY (1x0)#CopaVerde pic.twitter.com/aQJi01iM4h
— Goiás Esporte Clube (@goiasoficial) May 31, 2023
A partida era muito corrida, brigada, com três cartões amarelos antes dos 10 minutos e uma arbitragem bem pilhada. Aos 22 minutos, após bola na área, rebote sobrou para Fernando Gabriel acertar um lindo chute sem pulo. Tadeu fez linda defesa e evitou o empate. Logo em seguida, Wanderson aproveitou bola na área para cabecear no canto e ver o goleiro esmeraldino defender mais uma.
Precisando do resultado, o Paysandu adiantava a marcação e força o Goiás a errar nas saídas de bola. Os bicolores trocavam passes na intermediária, mas não conseguia se infiltrar na zaga goiana. Aos 36 minutos, Matheus Peixoto invadiu a área e tocou para trás na hora que Gabriel Bernard chegava e caiu. Arbitragem marcou o segundo pênalti.
Na cobrança, foi a vez de Matheus Peixoto guardar o dele e aumentar o placar na partida e no agregado. O Campeão dos Campeões sentiu o golpe, mas seguiu indo para cima dos donos da casa. Antes do intervalo, ainda foi o Goiás que quase balançou as redes mais uma vez. Palácios tocou para Bruno Melo, que parou em Gabriel Bernard.
⏱️1T 40’ O SEGUNDO GOL ESMERALDINO! Matheus Peixoto cobrou o pênalti com capricho e ampliou o placar na final da #CopaVerde! 💚⚽️#GOIxPAY (2x0)#CopaVerde pic.twitter.com/FqX2XHcgoy
— Goiás Esporte Clube (@goiasoficial) May 31, 2023
Segundo Tempo:
O Papão voltou com Dalberto no lugar de Roger. O Paysandu foi para cima, pelo menos para perder com honra. Aos oito minutos, após bola na área, Wanderson escorou para o meio e Bruno Alves diminuiu o placar, marcando o primeiro gol do clube fora do Pará em 2023. O Goiás, relaxado por conta do placar elástico no agregado, errava muitos passes e deixava o Papão ditar o ritmo.
Apesar do gol dar uma animada, o Paysandu não foi mais incisivo. Apesar da vontade em campo, o cansaço físico bateu. Os donos da casa vendo isso, passaram a administrar ainda melhor a vantagem, trocando passes, sem se expor e buscando chegar ao ataque só na boa. O tempo foi passando, os bicolores se atiraram para o ataque como dava, mas ninguém mais mexeu no placar.
Próximos Jogos:
Agora o Paysandu tem foco total na disputa da Série C do Campeonato Brasileiro, única competição restante para o Lobo, que volta a campo no próximo domingo (4), às 16h30, para encarar o São José no Estádio da Curuzu, em Belém, pela sexta rodada. Na 16ª colocação e com a pior defesa, o Papão precisa reagir com urgência. O Goiás recebe o Cuiabá, também no domingo, na Serrinha, às 18h30, pela nona rodada do Brasileirão.
Comentar