Novos talentos são revelados desde crianças. Com apoio, investimento e vontade, jovens atletas podem se tornar grandes campeões. E é isso que busca Karlen Andreline Ferreira de Oliveira.
A jovem é judoca, faixa-amarela, com apenas 12 anos. No último final de semana, Karlen conquistou o ouro no Campeonato Brasileiro região I, realizado no ginásio poliesportivo do Instituto Federal do Amapá (IFAP), em Macapá. A paraense foi a grande campeã da categoria sub-13, peso - 38 kg.
Com a conquista, a jovem se classificou para disputar a fase nacional do torneio, que será o Campeonato Brasileiro de Judô, sediado em Curitiba, no Paraná. Este evento reunirá todos os campeões de cada região do Brasil, de diversas categorias.
Leia mais
Aos 15 anos, paraense conquista brasileiro de wrestling
Campeã de taekwondo, paraense faz transição para o MMA
O título de Karlen veio com um gostinho a mais. O pai da atleta, Paulo de Oliveira, contou que a filha conquistou a medalha no dia do seu aniversário, no dia 1° de abril.
Desde os 10 anos, a jovem treina na academia Cláudio Freitas, localizada na ilha de Caratateua (Outeiro), distrito de Belém, com o kodansha Luiz Cláudio Freitas.
A paraense começou a se interessar pela modalidade após uma prima convidá-la para fazer uma aula experimental. Depois deste dia, ela não quis mais parar. Karlen é bicampeã paraense e ficou em terceiro lugar na etapa regional do ano passado. Este ano, ela conseguiu ser campeã regional.
“Nós sentimos muito orgulho. E tenho certeza que ela vai conseguir outras conquistas, pois ela está focada e quer seguir como atleta. Quem sabe, daqui alguns anos, ela estará representando o país em uma Olimpíada”, declarou Paulo de Oliveira, pai de Karlen.
Comentar