No final da manhã deste domingo (26), a primeira fase do Campeonato Paraense 2023 chegou ao fim depois da última rodada ter sido finalizada. Com exceção do clássico entre Remo e Paysandu, adiado para o dia 9 de abril, foram disputados cinco jogos simultâneos, que mexeram com as emoções dos torcedores de dez equipes. Assim, dois clubes foram rebaixados para a próxima edição da Segundinha.
Por ter ficado em último lugar, com seis pontos, o Independente caiu para a segunda divisão estadual. Da mesma forma, o Itupiranga seguiu o caminho do Galo Elétrico e agora terá que disputar o torneio de acesso, que deve ser realizado no final do ano. Vale lembrar que a Tuna Luso e o Tapajós conseguiram escapar da degola com vitórias dramáticas nesta última rodada.
LEIA TAMBÉM:
Chegou o dia! Remo e Paysandu duelam no Mangueirão
Papão TV e Remo TV fazem história e batem recorde de views
Além de Remo, Paysandu, Águia, Cametá e São Francisco, que já haviam garantido antecipadamente a classificação para as quartas de final, hoje foi a vez de Caeté, Tapajós e Castanhal assegurarem a passagem ao mata-mata do certame estadual. Veja os resultados abaixo.
CAMETÁ X TUNA LUSO
De virada, a Tuna Luso bateu o Cametá por 2 a 1 e garantiu a sétima colocação do Parazão. A equipe cruzmaltina terminou a primeira fase na sétima colocação, com oito pontos somados, enquanto o Mapará ficou na quarta posição, com 14. Gabriel e Paulo Rangel (de pênalti) marcaram para a Águia do Souza. Bruce foi o autor do gol dos donos da casa.
Nas quartas de final, a Lusa enfrenta o Paysandu, que mesmo sem jogar assegurou a segunda colocação na clasificação geral.
O Cametá, por seu turno, enfrenta o quinto colocado São Francisco, com a vantagem de decidir a vaga para as semifinais jogando em casa, na partida de volta do mata-mata.
CASTANHAL X CAETÉ
O Castanhal fez valer o mando de campo e venceu o Caeté por 2 a 0, em jogo disputado no estádio Maximino Porpino, o Modelão. Ambos foram classificados à próxima fase do Parazão. O Japiim da Estrada vai enfrentar o Paysandu, e o Guerreiro Careteuara duela contra o líder Remo.
Com o resultado da partida, o Castanhal ficou na sexta posição, com nove pontos conquistados. O Caeté ficou com a última vaga na classificação, quando terminou na sétima colocação, também com sete pontos.
ITUPIRANGA x SÃO FRANCISCO
Jogando fora de casa, o São Francisco venceu o Itupiranga por 2 a 1, no estádio estádio Jaime Sena Pimentel, na cidade de Itupiranga. marcaram para o time santareno.
Com o resultado, o São Francisco terminou a primeira fase do Parazão na quinta colocação, com 15 pontos conquistados, e vai enfrentar nas quartas de final a equipe do Cametá. O Itupiranga terminou na penúltima colocação do torneio, com apenas seis pontos, rebaixado para a Segundinha.
ÁGUIA X INDEPENDENTE
O Águia de Marabá empatou sem gols com o Independente no estádio Zinho de Oliveira. Com o resultado, o Galo Elétrico está rebaixado para a segunda divisão do estadual. O time de Tucuruí se despediu do torneio na última colocação, com apenas seis pontos somados e nenhuma vitória.
Com o resultado, o Águia terminou a primeira fase do Parazão na terceira colocação, com 15 pontos conquistados, e enfrentará o Castanhal nas quartas de final. O primeiro jogo será fora de casa, no Modelão, e a decisão da vaga nas semifinais será em casa, no Zinho Oliveira.
TAPAJÓS X BRAGANTINO
Em um jogo dramático, o Tapajós venceu o Bragantino, por 1 a 0, jogando na Curuzu. A equipe santarena encerrou a primeira fase na nona colocação, com sete pontos, escapando por muito pouco da queda para a Segundinha.
O Tubarão, por sua vez, se despediu da competição ao terminar a etapa de classificação na décima colocação, com a mesma pontuação do Boto, mas perdendo nos critérios de desempate.
CONFIRA OS CONFRONTOS DA QUARTAS DE FINAL:
REMO (1º) X CAETÉ (8º)
PAYSANDU (2º) X TUNA LUSO (7º)
ÁGUIA (3º) X CASTANHAL (6º)
CAMETÁ (4º) X SÃO FRANCISCO (5º)
Comentar