plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$

home
VALE OU NÃO?

Copa Rio: Palmeiras e Fluminense buscam reconhecimento da FIFA

Palmeiras e Fluminense buscam reconhecimento da FIFA como campeões mundiais da Copa Rio, enquanto se preparam para as quartas da Copa do Mundo de Clubes.

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Copa Rio: Palmeiras e Fluminense buscam reconhecimento da FIFA camera Palmeirenses com a Copa Rio conquistada em 1951. | Reprodução/SporTV

Os dois representantes brasileiros nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes, contra Chelsea e Al Hilal, respectivamente, Palmeiras e Fluminense têm em comum o fato de terem vencido, no início dos anos 1950, as duas edições da Copa Rio.

A competição sediada em São Paulo e no Rio de Janeiro reuniu equipes da América do Sul e da Europa e é tratada pelos dois clubes como um título mundial. A dupla pleiteia há anos junto à Fifa (Federação Internacional de Futebol) o reconhecimento oficial da disputa.

Conteúdo Relacionado:

A entidade máxima do futebol chegou a causar certo alvoroço entre as torcidas das duas equipes antes do início da competição nos Estados Unidos, ao divulgar documento que gerou interpretações equivocadas sobre o reconhecimento dos mundiais.

Organizada pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos), a primeira edição da Copa Rio foi em 1951, e contou com oito times convidados, campeões ou vices estaduais, ou nacionais.

Fluminense Football Club

Além de Palmeiras e Vasco, campeões paulista e carioca no ano anterior, vieram Juventus, da Itália, Nice, da França, Estrela Vermelha, da Iugoslávia, Sporting, de Portugal, Áustria Viena, da Áustria, e Nacional, do Uruguai.

A final no Maracanã em duas partidas teve a vitória do Palmeiras contra a Juventus de Turim por 3 a 2 no placar agregado. Os relatos dão conta de que representantes da Fifa estiveram presentes para acompanhar as disputas.

A segunda edição aconteceria em 1953, mas acabou antecipada em um ano a pedido do Fluminense, para coincidir com as comemorações de 50 anos do clube. O tricolor e o Corinthians foram os representantes brasileiros e tiveram a companhia de Peñarol, do Uruguai, Sporting, Grasshopper, da Suíça, Áustria Viena, Saarbrücken, da Alemanha, e Libertad, do Paraguai.

A final foi protagonizada pelos dois brasileiros, com a vitória do Fluminense por 4 a 2 no agregado.

Quer mais notícias de esportes? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.

A Copa Rio teve apenas duas edições e foi sucedida em meados dos anos 1960 pela Copa Intercontinental, que passou a reunir os campeões sul-americanos e europeus.

"A história não pode ser apagada. Para nós, e para todos que conhecem a história do futebol, o Palmeiras é, sim, campeão mundial", afirmou a presidente do clube, Leila Pereira, em recente entrevista ao jornal alemão Süddeutsche Zeitung.

Em 2017, o alviverde passou a usar acima do emblema uma estrela vermelha, em referência à conquista.

"A estrela representa o orgulho da nossa história, e o fato de termos sido os pioneiros que colocaram o nome do futebol brasileiro no topo do mundo", disse a mandatária.

O Fluminense trata a conquista da mesma forma, com a alusão ao "título mundial" na sala de troféus.

Em 2012, antes de partida pelo Campeonato Brasileiro, os capitães Marcos Assunção e Fred trocaram faixas com referências à Copa Rio como um título mundial.

Apesar dos pedidos, a Fifa nunca oficializou a conquista como um mundial de clubes reconhecido pela entidade.

Por conta da Copa de Clubes, a entidade preparou uma espécie de guia aos torcedores que gerou dúvidas sobre o status dos títulos da Copa Rio.

No documento, ela listou os troféus de todas as equipes e, ao fazer referência aos dois títulos, incluiu as competições na classificação "Copa Inter-Confederações". O mesmo termo foi usado para designar a Copa Intercontinental e o Mundial de Clubes, com seus campeões reconhecidos como campeões mundiais.

A partir daí, muitos passaram a acreditar que os torneios vencidos por Palmeiras e Fluminense também teriam esse status. Mas isso não aconteceu. O Wydad Casablanca, de Marrocos, também aparece no guia com um título de "Copa Inter-Confederações" por conquistar o Campeonato Afro-Asiático de 1993, mas nem por isso é reconhecido como campeão do mundo.

A Fifa reconheceu que houve um erro na produção do guia e retirou o material do ar.

Para ter um mundial reconhecido pela entidade, o Palmeiras de Abel Ferreira encara o Chelsea -atual campeão da Conference League- em uma revanche do Mundial de 2021, quando perdeu por 2 a 1, com um gol de pênalti no fim do segundo tempo da prorrogação.

Tendo eliminado o Botafogo na fase anterior, o alviverde tem três desfalques importantes para a partida decisiva contra os ingleses –o capitão Gustavo Gómez e o lateral-esquerdo Piquerez, suspensos por cartões, e o zagueiro Murilo, que sofreu lesão na última partida da fase de grupos, contra o Inter Miami.

Da linha defensiva titular, apenas o lateral-direito Giay estará à disposição. A zaga deve ser formada por Bruno Fuchs e Micael, dupla que chegou ao clube no início do ano, enquanto a cria da base Vanderlan assume a lateral-esquerda.

No ataque, Paulinho, autor do gol contra o Botafogo e ainda longe das melhores condições físicas, deve seguir como opção no banco, com as esperanças na frente depositadas em Estevão, eleito o melhor do jogo duas vezes - contra Porto e Al Ahly - que segue para o Chelsea ao fim da competição.

Já o Fluminense do técnico Renato Gaúcho aposta na experiência de jogadores tarimbados para passar pelo Al Hilal, que também surpreendeu ao deixar pelo caminho o Manchester City.

Com 44 e 40 anos, Fábio e Thiago Silva -eleito para a seleção das oitavas de final da competição– são os dois jogadores mais velhos no mundial.

A equipe conta ainda com o artilheiro Germán Cano, de 37, autor do primeiro gol na vitória contra a Inter de Milão, e Jhon Arias, 27, eleito o melhor da partida três vezes -contra Borussia, Ulsan e Internazionale.

O único desfalque será do lateral-esquerdo Renê, que recebeu o segundo amarelo contra os italianos e cumpre suspensão. Titular contra o Ulsan, o colombiano Fuentes deve assumir a posição.

A equipe pode ainda contar com o reforço de Soteldo, que chegou do Santos com uma lesão na coxa esquerda, mas já tem treinado com o grupo.

Segundo as projeções da Opta Analyst, empresa de estatísticas esportivas, o Fluminense tem 40,2% de probabilidade de avançar às semifinais. O Palmeiras sai vitorioso do confronto contra o Chelsea em apenas 25,2% das simulações.

Para ficar por dentro do dia a dia do Fluzão, se inscreva em nosso canal no YouTube e siga o Fluminense nas redes sociais:Instagram: https://instagram.com/fl... Fluminense Football Club

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Brasil

Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias