plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$

home
BRIGA PELO PODER

Ednaldo Rodrigues vai ao STF para derrubar eleição na CBF

Ednaldo Rodrigues pede ao STF anulação da eleição da CBF, alegando risco institucional e intervenção ilegal.

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Ednaldo Rodrigues vai ao STF para derrubar eleição na CBF camera Ednaldo tenta cancelar eleições do dia 25 de maio | Rafael Ribeiro / CBF

Afastado da presidência da CBF, Ednaldo Rodrigues pediu ao ministro Gilmar Mendes, do STF, a anulação da eleição convocada pelo interventor Fernando Sarney para ocorrer no próximo dia 25.

Ednaldo quer derrubar o pleito ao justificar "risco institucional". O agora ex-presidente cita uma votação do Supremo prevista para ocorrer no dia 28 de maio que julgará a validade da eleição de 2022, que o manteve no poder.

Conteúdo Relacionado:

Ele ainda classificou seu afastamento como uma "intervenção ilegal e ilegítima". O pedido foi assinado pelo escritório do advogado Gamil Foppel.

"Caso esta Suprema Corte reconheça a higidez do acordo homologado nos autos e a legitimidade da Assembleia Geral da CBF, os efeitos práticos da convocação eleitoral promovida por Fernando Sarney serão imediatamente esvaziados, com o consequente reestabelecimento da diretoria eleita em 2022

O risco institucional é evidente. A permanência do atual cronograma pode implicar a instalação de um quadro de duplicidade de mandatos e disputas paralelas pela presidência da entidade, o que comprometeria a governança do futebol brasileiro", afirma a defesa de Ednaldo.

Ednaldo também pediu a suspensão da decisão de seu afastamento e que o STF derrube Sarney do cargo de interventor, alegando o artigo 64 do estatuto da CBF, sugerindo Hélio Menezes, diretor mais velho da entidade, para assumir o posto interinamente.

Situação nada boa para o ex-mandatário
📷 Situação nada boa para o ex-mandatário |Rafael Ribeiro / CBF

MUDANÇA NO RITO

Nesta sexta, os advogados de Ednaldo corrigiram um rito processual feito nesta quinta-feira (15).

Horas após ser deposto, Gamil Föppel entrou com recurso em prol de Ednaldo. Mas ainda se diz ser a CBF no processo.

Os responsáveis pela intervenção se questionaram nos bastidores: se Ednaldo estava afastado, não poderia ter usado a CBF para recorrer.

Nesta sexta-feira (16), ele corrigiu a rota. Entrou com pedido para que Gilmar Mendes o aceite como terceiro interessado no processo que tramita no STF e reforçou o pedido para barrar a intervenção e a eleição na CBF.

Band Jornalismo

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Brasil

Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias