Quinze clubes já estão garantidos nas oitavas de final da Copa Libertadores da América, seis deles brasileiros. Na noite desta quarta-feira, Flamengo, Internacional e Nacional conseguiram assegurar a classificação à próxima fase do torneio continental.
✔️🏆 Primeiros 🆚 segundos!
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) June 29, 2023
⚽️6⃣ grupos estão com suas posições definidas com os classificados às oitavas da CONMEBOL #Libertadores.
🔜 O sorteio será em 5/7! pic.twitter.com/2isivbK37n
No Grupo A, o Flamengo se vingou do Aucas-EQU, que derrotou o Rubro-negro na estreia, e aplicou uma goleada por 4 a 0, no Maracanã, ficando com a vaga nas oitavas, em segundo lugar, com 11 pontos, dois a menos que o Racing.
O Internacional assegurou a liderança e a classificação no Grupo B ao vencer o Independiente Medellin, por 3 a 1, no Beira-Rio. Na mesma chave, o Nacional-URU bateu o Metropolitanos, por 1 a 0, e ficou com a segunda vaga da chave.
Os seguintes times conquistaram um lugar nas oitavas de final de forma antecipada, antes mesmo de entrar em campo pela sexta e última rodada da fase de grupos: Argentinos Juniors, Boca Juniors, Racing, Bolívar, Palmeiras, Athletico-PR, Atlético Nacional, Independiente del Valle e Olimpia. Enquanto isso, na noite de terça-feira, Atlético-MG, Fluminense e River Plate.
A última vaga restante pertence ao Grupo F e é disputada por Colo-Colo-CHI, Deportivo Pereira-COL e Monagas-VEN. A equipe colombiana precisa de apenas uma vitória sobre os chilenos para conquistar a vaga. Caso o Colo-Colo vença, garante vaga se o Monagas empatar ou perder do Boca Juniors-ARG. Os venezuelanos, por sua vez, precisam vencer o Boca e torcer pelo tropeço do Deportivo Pereira.
Os confrontos das oitavas de final serão definidos em sorteio marcado para próxima quarta-feira (5 de julho), na sede da Conmebol. As equipes que se classificarem em primeiro lugar estarão no mesmo pote e as segundas colocadas, em outro. No pote 1, estão confirmados: Racing, Internacional, Fluminense, Independiente del Valle, Athletico-PR e Olimpia. No outro figuram: Flamengo, Nacional, River Plate, Argentinos Juniors, Atlético-MG e Olimpia.
No Grupo C, o Palmeiras ainda tem a oportunidade de garantir a liderança de seu grupo e a melhor campanha geral da primeira fase da Copa Libertadores. Para isso, precisa vencer o Bolívar em duelo marcado para as 21 horas (de Brasília) desta quinta-feira, no Allianz Parque.
Comentar