plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$

home
ARTE E REPRESENTATIVIDADE

Exposição em Belém retrata corpos trans com olhar poético

Artista Rafa Moreira apresenta 36 obras inéditas no MABEU; mostra propõe ruptura com estereótipos sobre travestis e mulheres trans

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Exposição em Belém retrata corpos trans com olhar poético camera Artista premiada, Rafael Matheus Moreira retrata corpos trans femininos em exposição. | Divulgação

Romper a visão comum sobre os corpos transexuais femininos, trazendo um novo olhar contemporâneo, sensível, poético e autêntico sobre a temática. Esse é o objetivo da exposição “Como pintar uma travesti?’, da artista Rafaela Moreira, que assina como Rafael Matheus Moreira.

A mostra será inaugurada nesta sexta-feira (16), às 19h, no Museu de Artes do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (MABEU/CCBEU), em Belém, com entrada gratuita. O público poderá visitar as obras até o dia 28 de junho, de terça a sexta-feira, das 14h às 18h.

A exposição é composta por 36 obras produzidas entre 2024 e 2025 e conta com curadoria de Rosângela Brito e Mayrla Andrade. As pinturas foram feitas com técnicas mistas em tinta acrílica e óleo e exploram narrativas visuais centradas nas vivências trans, afastando-se da abordagem histórica feita por artistas cisgêneros.

“Ao longo da história, quem vem nos retratando (travestis femininas) são homens cisgêneros (heterosexuais), que buscam a nossa objetificação e exotificação. Eu fujo desse olhar óbvio, trago a relação das quebras da visualidade da arte paraense”, explica Rafa Moreira.

Conteúdos relacionados:

Entre as obras apresentadas estão ‘Quebras’ e ‘Raio que o trava’, que dialogam com a estética da arquitetura modernista paraense dos anos 1950 e 1960. A metáfora visual do “raio que o parta” é usada como símbolo de ruptura com padrões limitantes.

Já na obra ‘Mariposas’, que também faz parte da mostra, Rafa utiliza a metamorfose desses insetos para tratar da transição de gênero e da violência que afeta a população trans no Brasil. “A expectativa de vida de mulheres trans no Brasil é só de 35 anos”, lembra a artista.

A exposição conta com incentivo da Lei Paulo Gustavo e apoio institucional da Fundação Cultural do Pará, Ministério da Cultura, CCBEU, MT Projetos de Arte, PPGArtes/UFPA, CAPES e Itaú Cultural.

Sobre Rafaela Moreira

Artista trans, Rafa é formada em Artes Visuais pela UFPA, com especialização e mestrado em andamento. O trabalho dela já foi reconhecido em importantes salões de arte, incluindo o Arte Pará 2024, onde conquistou o primeiro lugar. Além disso, ela também participou da Bienal das Amazônias e tem obras no acervo do MASP, como ‘Trava na beleza – Safira’.

Uma das pinturas mais recentes dela retrata a deputada federal Érika Hilton, que chegou a elogiar a obra nas redes sociais, destacando a importância da representatividade trans na arte.

"Nossas histórias merecem ser contadas, recontadas e enaltecidas até que a sociedade pare de negar nossos direitos e nossa cidadania", escreveu a deputada.

Quer ler mais notícias de Entretenimento? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

Ao assinar as obras com o nome de registro, Rafa propõe mais um questionamento: “No passado, as mulheres cis foram desacreditadas em seu trabalho, assinavam (obras) com os nomes dos maridos e dos pais para adentrar no sistema da arte. Hoje, ao utilizar o meu ‘nome morto’ como autora, estou questionando se essa tradição de desacreditar corpos mudou. O cenário da arte é um local muito difícil de ser acessado por pessoas trans, atualmente”, disse.

Serviço

Exposição “Como pintar uma travesti?”, de Rafael Matheus Moreira

  • Vernissage: 16 de maio de 2025, às 19h
  • Visitação: de 17 de maio a 28 de junho de 2025, de terça a sexta-feira, das 14h às 18h
  • Local: Museu de Artes Brasil-Estados Unidos – MABEU/CCBEU (Tv. Padre Eutíquio, 1309 – Batista Campos, Belém)
  • Entrada gratuita

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias