plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$

home
PARÁ NAS TELONAS

Dia do Cinema Nacional; Confira 10 filmes com cenas no Pará

O Pará já foi filmado em diversas obras cinematográficas brasileiras, tendo destaque principalmente em produções que abordam questões relacionadas à Amazônia.

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Dia do Cinema Nacional; Confira 10 filmes com cenas no Pará camera Pará já foi cenário de muitos filmes | Reprodução

É comemorado nesta segunda-feira (19) o Dia do Cinema Nacional, uma data que celebra a importância das produções audiovisuais do Brasil. 19 de junho foi escolhido para marcar marcar Afonso Segretto (1875 - 1919), o ítalo-brasileiro que é considerado o primeiro cineasta nacional e foi responsável por filmar a Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro, quando estava a bordo do navio Brèsil, em 1898.

O Pará já serviu de cenário de obras cinematográficas brasileiras, tendo destaque principalmente em produções que abordam questões relacionadas à Amazônia. Confira abaixo a lista com 10 filmes que já utilizaram o Pará no set de filmagem.

Pureza

O filme nacional de 2019 foi produzido pela Gaya Filmes com a Ligoki Entretenimento, e teve a direção do brasiliense Renato Barbieri. Nele, é contada a história real de Pureza Lopes Loyola, mulher que recebeu o Prêmio AntiEscravidão oferecido pela organização não-governamental britânica Anti-Slavery International em 1997.

O filme possui cenas gravadas em Marabá, no sudeste do Pará.

Bye bye Brasil

Se trata de um filme de comédia de 1979. Dirigido por Carlos Diegues, o longa é considerado por muitos como uma das mais importantes produções da década de 70. Na história, os expectadores acompanham artistas mambembes que cruzam o país com a Caravana Rolidei, fazendo espetáculos para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social.

Na história, os personagens passam pela cidade de Altamira e há a famosa cena do Ver-o-Peso.

Iracema, uma TransaAmazônica

O filme de 1974 aborda trajetória da menina Iracema, que viaja de barco para Belém e depois segue em uma estrada no caminhão de Tião Brasil Grande. Na época, o filme foi proibido pela censura durante seis anos, mas ganhou prêmios em muitos festivais internacionais.

O longa possuí cenas gravadas em Belém.

Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios

O filme de Beto Brant e Renato Ciasca conta a história de um fotógrafo que trabalha para uma revista semanal que resolve trocar São Paulo pelo interior do Pará. Ele se encanta pela beleza e modo de vida local e acaba se apaixonando por Lavínia (Camila Pitanga).

O filme, que é inspirado no romance de Marçal Aquino teve cenas gravadas em locações de Santarém, no oeste paraense..

Pequeno Segredo

O longa conta a história real da adoção de Kat Schurmann, jovem portadora do vírus HIV e filha caçula da família Schürmann, a primeira família brasileira a rodar o mundo em um veleiro.

Dirigido por David Schürmann, o filme conta com cenas gravadas em Vigia, nordeste do Pará

Serra Pelada

Com um elenco de peso, o filme brasileiro estreou em 2013 e foi dirigido por Heitor Dhalia. Nele, acompanhamos a história de dois amigos que deixam São Paulo com o sonho de enriquecer no garimpo do ouro da Serra de Carajás, localizada no sudeste do Pará.

O filme contém cenas gravadas na própria serra pelada, localizada na região de Carajás, município de Parauapebas e em Belém.

Encantados

Voltado para exaltar a cultura paraense, o filme apresenta a história da pajé Zeneida Lima, nascida e criada em Soure.

O longa apresenta em suas cenas o município de Soure, nas ilhas Mexiana e também a ilha do Combu, e no centro de Belém.

Tainá - A Origem

Considerado um sucesso de bilheteria nacional, "Tainá - A Origem" foi o terceiro filme da trilogia envolvendo a personagem indígena. A história apresenta como inimigos Piratas da biodiversidade, que invadem a área da floresta amazônica onde vive Maya, jovem índia que é vítima de um ataque predatório, deixando órfã a bebê Tainá.

As filmagens do longa foram realizadas em 2010, com cenas gravadas em Santarém, no Pará.

Eu, Nirvana

O filme conta a história de três mulheres que acabam tendo seus destinos cruzados nos corredores de um hospital na capital paraense.

Dirigido por Roger Elarrat, o longa foi todo filmado em Belém.

Caboclo Carimbó

O filme de 2014 é uma homenagem aos mestres compositores do carimbó, no Pará. Dirigido por Fernando Rassy, a produção teve músicas gravadas pelos artistas: Lucindo, Verequete, Ruizinho (de Bujaru), Cuíra (de Boa Vista), e Pinduca.

O longa conta com cenas gravadas em Belém, Marapanim e Boa Vista (Marajó).

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cinema

Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

Últimas Notícias