Durante anos, manobrar um veículo e estacioná-lo
trazia algumas dificuldades que iam além da manobra em si, mais ligadas à
visibilidade (ou à falta dela) na parte traseira do carro. Avaliar a distância
de barreiras, obstáculos e até mesmo do parachoque do veículo parado atrás
nunca foi muito fácil; e podia ser ainda mais complicado, dependendo dos pontos
cegos de cada modelo de automóvel. Mas eis que surgiram as centrais multimídias
e as microtelas instaladas no espelho retrovisor interno, que possibilitam a
projeção de imagens transmitidas pela câmera de ré – um recurso que
revolucionou a vida de quem tinha dificuldade com baliza.
COMO FUNCIONA – Esse sistema entra em operação no momento em que a marcha à ré é acionada, habilitando imediatamente a tela de visualização – e sai de cena logo que o motorista seleciona uma marcha diferente da ré. A câmera traz uma lente angular que aumenta a área de visibilidade, facilitando observar obstáculos próximos à traseira do veículo. Geralmente fica próxima à placa de licenciamento, na parte central do carro, aumentado o campo de visão.
Em muitos sistemas, além da imagem traseira é possível ter uma projeção da trajetória do veículo em função da posição de esterçamento das rodas dianteiras, facilitando a manobra de ré numa vaga de estacionamento. O sistema capta a posição do volante por meio de sensores na direção e consegue projetar – sobre a imagem captada pela câmera – uma trajetória que poderá variar, caso o volante mude de posição.
CONFORTO E SEGURANÇA – Além de facilitar as manobras, o sistema de câmera de ré reduz muito o ponto cego traseiro, sendo possível visualizar obstáculos que, sem esse recurso, não teriam como ser vistos. Assim, pode evitar até mesmo o atropelamento de uma criança que esteja passando ou parada atrás do veículo. Ou seja, trata-se de uma tecnologia que, além de facilitar a execução de uma manobra, ainda pode salvar vidas.
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