plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$

home
BUSCA E APREENSÃO EM MARABÁ

PF cumpre mandado contra comércio ilegal de minério de ferro

Em outubro de 2022, grande quantidade de minério extraído ilegalmente foi apreendida, no entanto, os investigados tentaram furtar o material

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia PF cumpre mandado contra comércio ilegal de minério de ferro camera Operação de combate à extração ilegal de minério de ferro aconteceu na última quinta (6) | Divulgação PF

A extração ilegal de minério de ferro foi alvo da operação "Gusa" da Polícia Federal (PF). A ação tinha como objetivo combater a extração ilegal de minério na zona rural de Riacho dos Machados, no Norte de Minas Gerais.

Além da cidade mineira, mandado de busca e apreensão expedido pelo Juízo da Vara Federal e Criminal de Janaúba foi cumprido em Marabá, no sudeste do Pará.

De acordo com a PF, as investigações para combater a extração ilegal de minério de ferro começaram a partir de fiscalizações realizadas por órgãos ambientais. Em outubro de 2022, grande quantidade de minério foi apreendida, no entanto, os investigados tentaram furtar o material.

Os envolvidos nas operações ilegais de extração de minério tinham estrutura robusta. A polícia encontrou carretas, tratores e máquinas de grande porte. As pessoas físicas e jurídicas vão responder pelos crimes de usurpação de bens da União e por furto qualificado. A pena, em caso de condenação, pode chegar até 13 anos de prisão.

LEIA TAMBÉM:

+ Criminosos invadem fazenda, fazem reféns e levam tudo

+ Presidente do Sindicato Rural de Marabá é alvo de operação

+ Operação combate supostas fraudes em licitação em Redenção

Extração ilegal de minério é recorrente

A região do Norte de Minas vem sendo, segundo a PF, alvo de diversos grupos criminosos que vêm operando na extração, transporte e comércio ilegal de minério. Os trabalhos de investigação continuam com o objetivo de esclarecer outros possíveis crimes cometidos.

O nome da operação, “Gusa”, faz referência ao produto imediato da redução do minério de ferro pelo coque ou carvão e calcário num alto forno.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias