Muitas pessoas que tentaram atravessar para a praia do Tucunaré, em Marabá, sudeste do estado, na manhã deste sábado (8) encontraram dificuldade. É que uma equipe da Capitania dos Portos está no município fiscalizando as embarcações.
Durante a fiscalização, o órgão flagrou pilotos com a documentação irregular, incluindo a habilitação vencida. Com isso, muitos passageiros não conseguiram embarcar, o que gerou tumulto.
“Já era esperada essa fiscalização, só que foi turbulenta, precária, rápida, em cima assim, tinha que ter mais um planejamento, chamar a categoria, cobrar documentação. Vários e vários anos a gente vem pedindo o auxílio da Marinha aqui na cidade para tirar a documentação da canoa, esse curso de transporte de passageiros, regularizar a habilitação de cada um, só que vários anos que não vem”, reclamou o presidente da Associação de Transporte de Passageiros da Rampa da Colônia Z-30, Renê Rodrigues.
Ele afirma ainda que, por conta disso, quando chega esse período está todo mundo praticamente desabilitado, porque as habilitações estão vencidas. “100% das embarcações foram prejudicadas porque, de 8h até 11h, parado. A população ficou indignada, multidão de gente ficou à mercê do sol esperando o poder público tomar uma decisão. Tem que ter um preparo, chamar a categoria, para dialogar e ver quem está e quem não está (habilitado) para ter uma conversa mais amigável e não ser de um jeito turbulento igual foi hoje”, reclamou.
APROVAÇÃO
Por outro lado, muitos aprovaram a fiscalização. Um deles foi o barqueiro José Carlos Silva, da Associação de Barqueiros, que trabalha há 37 anos nessa profissão. “Para a gente não atrapalhou, porque nós trabalhamos documentados, todo mundo com colete, para mim eles estão fazendo o papel certo que é fiscalizar. Chegou em uma boa hora a fiscalização”, analisou, acrescentando que precisava da fiscalização porque tem muita imprudência no rio, muitos rabeteiros clandestinos que transportam passageiros sem colete salva-vidas.
LEIA TAMBÉM:
+ Pipas com cerol e linhas chilenas são apreendidas em Marabá
+ Iniciada a construção das fundações da nova ponte em Marabá
Quem estava indo para a praia e aprovou a fiscalização foi a autônoma Maria Domingos. “Tem que ter o colete. A água ainda está muito alta e também para nossa segurança, tem os filhos, tem os netos que a gente vai levando, isso faz parte, deixa mais seguro”, disse.
O vendedor Marciel Francisco Januário, que é do Estado de Goiás e está com a família de férias em Marabá e aprovou a fiscalização. “Achei muito bonito. Marabá está de parabéns, uma praia muito boa e precisa de colete, pois o rio é muito fundo e precisa desse equipamento de segurança”.
VEJA O VÍDEO DO TUMULTO:
Comentar