Um grupo de professores protestou na manhã desta terça-feira (27) em frente à Secretaria Municipal de Educação de Marabá (Semed), no sudeste do estado. Com faixas e um trio elétrico, os educadores reivindicaram pagamentos retroativos.
“Nós estamos aqui reivindicando os nossos direitos, vindo buscar uma data de pagamento do nosso retroativo de carreira, horizontal e vertical, porém até agora o prefeito não disse (a data). Era para ter pago desde maio, aí fica reunindo com Marilza (secretária de Educação), com o Absolon (procurador do município), com o Karam (secretário de Planejamento) e nada de sair. Que dia vai sair isso? É isso que nós queremos saber”, disse a professora Júlia Furtado.
A reivindicação também é por parte de professores aposentados para que o retroativo esteja nos cálculos. De acordo com Júlia Furtado, os educadores não estão tendo acesso nem as planilhas para saberem de fato os valores que tem a receber.
“As professoras aposentadas de tanto esperar se aposentaram sem receber esse direito. Elas têm o direito de receber porque os contracheques delas, a carreira delas não estão completas. Só está completa com esse interstício dos 5%”, disse a educadora.
LEIA TAMBÉM:
+ Construção de novas pontes movimenta mercado de trabalho
+ Estado vai viabilizar cirurgias bariátricas em Marabá
+ 'Escola Segura' promove palestra para estudantes de Marabá
Nossa equipe procurou a secretária de Educação, Marilza Leite, mas foi informada de que ela não estaria e que nenhum outro servidor tinha autorização para falar.
Os servidores do município estão programando para a próxima quinta- feira (29), a partir das 8h30, um ato unificado, envolvendo o Sintepp, Servimmar e Sintesp/PA. O protesto ocorrerá em frente à Secretaria de Obras, local onde despacha o prefeito municipal.
VEJA ABAIXO A REPORTAGEM DE ELIOENAY BRASIL DA RBATV:
Comentar