O Agente comunitário de saúde é um profissional essencial na rede de saúde pública. Ele conhece, em detalhes, o quadro de saúde de cada membro da família do bairro que atua, leva orientação, informação, avalia o peso da criança, afere a pressão, entre tantas outras coisas que ao final acaba se tornando um amigo da família.
Em Marabá, sudeste do estado, uma mulher se passando por Agente Comunitário de Saúde estaria se aproveitando para entrar nas casas e praticar furtos.
Por conta da denúncia de uma moradora da Marabá Pioneira, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) são identificados por uniforme, com colete, boné e mochila, crachás e material gráfico, confeccionados pela gestão.
Segundo a gerência da Unidade Básica de Saúde Demósthenes Azevedo, na Marabá Pioneira, na UBS todos os Agentes Comunitários de Saúde são antigos nos cargos, não existindo nenhum ACS novato.
LEIA TAMBÉM:
+ Adolescentes baleados por ex-aluno em escola eram namorados
+ Homem é morto com vários tiros no meio da rua no sul do Pará
+ Acidente entre moto e caminhão resulta em morte de jovem
A Prefeitura informa também que as pessoas averiguem bem a identificação do ACS antes de aceitar a entrada da pessoa na residência. Além disso, o morador pode buscar informações sobre os profissionais diretamente nas Unidades Básicas de Saúde do município ou confirmando a identidade do profissional na Secretaria de Saúde por meio do telefone 94 3324-4497.
Comentar