A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), anunciou a inauguração da Fundação do Capítulo Amazônia (como são chamadas as representações institucionais da entidade em diferentes Estados brasileiros) em Belém, que abrangerá os estados da Amazônia Legal.
O evento ocorreu nesta terça-feira (29), no Hotel Atrium Quinta de Pedras, no bairro da Cidade Velha, com o apoio da agência Temple.
O diretor-executivo da Aberje, Hamilton dos Santos, explicou sobre a escolha da capital paraense como sede. “Estamos abrindo uma representação da Aberje, aqui na chamada Amazônia Legal e a sede será Belém. A maior parte dos nossos associados estão aqui e também pela importância que a cidade tem em temas ligados à Amazônia. Temos quase 800 empresas associadas, 35 empresas ficam nessa região. A maior parte delas fica em Belém”.
“Não é de agora que estamos tentando marcar presença aqui, já organizamos eventos na região e já fizemos eventos em Belém falando sobre a comunicação corporativa. Agora, com a importância que a Amazônia ganha para o mundo e com a importância que os comunicadores têm para esse novo momento da Amazônia, a gente achou, então, fundamental ter um capítulo bem estruturado aqui na Amazônia. Atualmente, tem se falado muito lá fora sobre aqui dentro sem o conhecimento justo. A nossa intenção é justamente primeiro entender melhor quais são as demandas dos comunicadores daqui, os comunicadores de empresa e os comunicadores em geral para fazer pesquisas aqui para entender melhor quais são as demandas, aprender e levar esse conhecimento específico da região para a nossa rede”, descreveu.
Durante o almoço promovido pela entidade, vários profissionais da comunicação empresarial do Pará e outras regiões puderam dialogar sobre inovação, comunicação e as narrativas, na perspectiva da comunicação e dos profissionais que estão na região e que desenvolvem projetos relacionados a ela.
A Aberje agrupa atualmente cerca de 800 associados, entre empresas, órgãos governamentais e ONGs. O principal objetivo da entidade é discutir e promover a comunicação como instrumento ligado à gestão estratégica das organizações. A iniciativa tem como objetivo aumentar a representatividade e fomentar ainda mais o mercado de comunicação da região, promovendo eventos, cursos da Escola Aberje de Comunicação, novos espaços de diálogo e networking.
Elis Ramos, gerente de comunicação corporativa da Vale, agora também é diretora do Capítulo Amazônia da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), com base na cidade de Belém. Ela passa a representar institucionalmente a Aberje no estado, com o objetivo de promover a comunicação nas organizações e gerar conhecimento.
Para Elis é uma grande satisfação poder contribuir para a integração dos profissionais de comunicação corporativa aqui no Pará por meio do Capítulo Aberje.
“Eu acho que a gente tem muito mais oportunidade do que desafios, a gente tem muita coisa boa sendo produzida em comunicação organizacional aqui na nossa região Amazônia. A gente tem muito talento e com a criação do capítulo, a gente pode ajudar esse talento a se conectar. A gente pode ajudar as coisas boas a se conectarem a ganhar espaço e se fortalecerem e fazer o mercado daqui mais dinâmico para que as pessoas as vezes não pensem que elas têm que ir lá no Sudeste buscar um fornecedor e elas saibam que elas têm conteúdo de qualidade e que elas podem encontrar esses profissionais aqui”, afirmou.
Comentar