plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$

home
TRANSFORMANDO VIDAS

Projeto revela talentos para o esporte na região amazônica 

Glenda, 12 anos, é uma das atletas que se descobriu para o esporte por meio do Esporte na Cidade, iniciativa da De Peito Aberto que já beneficiou mais de 5 mil crianças e adolescentes em comunidades locais

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Projeto revela talentos para o esporte na região amazônica  camera Glenda (no centro) é aluna do Esporte na Cidade de Terra Santa, no Oeste do Pará | Divulgação

Crianças e adolescentes de comunidades da região amazônica encontraram no projeto social Esporte na Cidade um espaço para se desenvolverem em modalidades esportivas. Promovido e realizado pela instituição social De Peito Aberto por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com o patrocínio de grandes empresas e apoio de prefeituras da região, a iniciativa vem transformando a realidade de milhares de famílias locais.

O Esporte na Cidade promove atividades e apresentações em escolas públicas e espaços esportivos para a iniciação de crianças em esportes como basquete, judô, vôlei e futebol, entre outras modalidades. Terra Santa, Porto Trombetas (comunidades quilombolas de Moura e Boa Vista), Faro, Canaã dos Carajás e Curionópolis são algumas das cidades beneficiadas pelo projeto, que atende mais de 500 crianças por ano.

Belém terá competição nacional de corrida de rua

Glenda é uma das alunas do Esporte na Cidade e, todas as terças e quintas pela manhã, faz aulas de aulas de vôlei e handebol no Ginásio Bráulio Nelson da Conceição, em Terra Santa, cidade paraense pertencente à mesorregião do Baixo Amazonas. Moradora do bairro Aparecida, a jovem atleta foi incentivada pelas amigas que já frequentavam o espaço.

“É a primeira vez que tenho contato com uma modalidade. Através do projeto tive a oportunidade de me desenvolver no esporte”, disse.

Para a mãe de Glenda, Elyziane Batista Machado, o esporte foi uma descoberta na família. “Nunca prestei atenção que ela tinha o dom para o esporte. Foi através das aulas que ela foi se desenvolvendo, inclusive no tamanho do corpo. Ela espichou”, contou a mãe, que também teve o filho Anthony entre os atletas do projeto durante quatro anos.

Para Elyziane, a iniciativa da De Peito Aberto é uma alternativa para que crianças e adolescentes encontrem no esporte uma ocupação saudável do tempo. “As atividades ajudam para que elas não fiquem expostas a situações de vulnerabilidade e práticas criminosas. Por isso, sempre quando há vagas indico para outras mães”.

Em um pouco mais de 13 anos de atuação em comunidades da região amazônica, a De Peito Aberto já beneficiou mais de 5 mil crianças e adolescentes. A organização também é parceira de empresas que buscam práticas com foco no ESG, principalmente no que diz respeito ao social. Além da promoção esportiva, o projeto oferece atividades com foco na preservação do meio ambiente e oficinas temáticas voltadas para a sustentabilidade, como a prática de reutilização de materiais.

“O projeto é de suma importância porque ele tira a ociosidade e agrega valores que as crianças vão levar para vida. As atividades transformaram a realidade de muitas crianças”, explica o diretor e co-fundador da De Peito Aberto, Wenceslau Madeira.

Desde 2010 na De Peito Aberto, a história da professora de educação física Simone Rego se mistura com a iniciativa da instituição. “Assim que me formei, eu vim trabalhar para a De Peito Aberto aqui no município de Terra Santa. Como já estou há 13 anos no projeto, a minha maior alegria é ver a transformação nos meus primeiros alunos que já estão formados e inclusos no mercado de trabalho”, contou.

Simone também é referência para os alunos do projeto. Para Maria Clara, que chegou à De Peito Aberto graças ao convite da professora, o projeto a encoraja a seguir no esporte. “Eu vejo a professora tão boa nos esportes, isso mostra que posso ser igual a ela. O projeto veio na minha vida na melhor hora porque eu não tinha espaço para praticar vôlei.”

Em 2021, o projeto Esporte na Cidade – Núcleo Salvador foi um dos vencedores do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas 2021, na categoria “Promoção de serviços públicos com perspectivas de gênero para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

Além do Esporte na Cidade, a De Peito Aberto tem outros projetos espalhados pelo Brasil. Oportunidade Através do Esporte, Educar com Cultura, Superação, Educa Surf, Educa Skate e Breaking Olímpico são alguns deles, também são viabilizados com o apoio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e com a ajuda de algumas empresas.

Minas Gerais, Bahia e Pará são os estados atendidos pela instituição, que, nos próximos anos, pretende ampliar sua atuação pelo Brasil. A De Peito Aberto possui mais de cem colaboradores distribuídos entre os escritórios de Minas Gerais (Belo Horizonte), Bahia (Lauro de Freitas) e Pará (Barcarena).

As inscrições para os projetos da De Peito Aberto são divulgadas nas redes sociais e no site da instituição: depeitoaberto.org.br.

Sobre a De Peito Aberto

A De Peito Aberto (DPA) é uma organização social criada com o objetivo de contribuir para o esporte, educação, saúde e cultura para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica ao redor de todo o país. A instituição se destaca pela experiência em planejar e executar projetos em parceria com gestores públicos e privados, tendo como principal diferencial a excelência pedagógica e metodológica oferecida às pessoas impactadas pelas iniciativas.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias