Depois do empate diante do Altos-PI, que frustrou a torcida bicolor, no último domingo, o Paysandu terá, agora, um dos duelos mais aguardados na Série C do Brasileiro. O Papão fará duas partidas seguidas dentro de casa. O primeiro deles é o que mais interessa à Fiel - a 2ª será contra o Pouso Alegre-MG -, embora ambos tenham grande importância para a classificação do time bicolor à próxima fase do campeonato. No próximo domingo (13), a equipe paraense recebe a visita do Náutico-PE, pela 17ª rodada da Terceirona, num duelo cercado de grande rivalidade pelo último jogo entre as equipes, ocorrido em 2019.
Será a 1ª vez em que Papão e Timbu estarão frente a frente, após o representante paraense ter sido “garfado” no jogo de volta entre as equipes, no estádio dos Aflitos, em Recife, sendo eliminado nas quartas de final da mesma Série C. O Paysandu, que havia empatado em casa, por 0 a 0, derrotava o adversário alvirrubro por 2 a 1 até os 49 minutos do 2º tempo de jogo, com a Fiel já comemorando a classificação do time à fase semifinal do campeonato, quando o árbitro carioca Leandro Vuaden marcou um pênalti escandalosamente inexistente contra o visitante.
Leia também:
Mangueirão fechado faz Paysandu e Náutico ser na Curuzu
Paysandu e Náutico terá público nas arquibancadas
Paysandu: Hélio revela "mágoas" contra presidente do Náutico
Vuaden admite "erro" em favor do Náutico contra Paysandu
Vuaden, só ele, viu a bola bater no braço do meio-campista bicolor, na época, Anderson Uchoa, dentro da área. Na cobrança, depois de muita reclamação e pressão dos bicolores, Jean Carlos cobrou e deixou tudo igual no placar: Náutico 2 x 2 Paysandu, com a decisão indo para as cobranças dos tiros livres da marca da cal. Na série de cinco cobranças, Wellington Reis desperdiçou pelo Papão, com o adversário convertendo todas as suas cobranças e fazendo 5 a 3.
O Papão era comandado, na época, curiosamente, pelo mesmo treinador Hélio dos Anjos, que volta a dirigir a equipe bicolor, este ano, diante do Timbu. Na época da “garfada”, o treinador não se conteve, assim como toda a torcida do Paysandu. Vuaden, que mais tarde viria a admitir o erro, por decreto da Câmara Municipal de Belém, se tornou “persona non grata” à capital paraense. O Paysandu ainda tentou reverter o resultado da partida no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), sem conseguir sucesso.
Agora, Paysandu e Náutico fazem no próximo final de semana um jogo de seis pontos, da mais alta importância na briga pela permanência no G8 da Série C. O Timbu é o 6º colocado, com 25 pontos, enquanto o Papão fecha a parte de cima da classificação, com 23 pontos, na 8ª colocação, faltando apenas três rodadas para o final da 1ª fase do campeonato.
Comentar