O Estádio Olímpico do Pará, o Novo, Mangueirão, em Belém, recebeu nesta terça-feira (8) a visita de um dos co-fundadores da Global Citizen, organização que defende o fim da pobreza extrema e combate às mudanças climáticas, e que promove um dos maiores festivais beneficentes do mundo da música. A visita, acompanhada por gestores da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), incluiu diversos espaços do estádio, entregue pelo Governo do Pará totalmente reconstruído e modernizado em abril deste ano.
Orientada pela equipe técnica estadual, a equipe do Global Citizen conheceu a área das arquibancadas, os camarotes e a sala do VAR, além do Centro de Comando e Controle, que permite o acesso às 530 câmeras instaladas no estádio. Na ocasião, foi destacada a capacidade do Mangueirão, que com 15 mil metros quadrados (m²) comporta 53 mil pessoas – a maior capacidade na região Norte.
Mangueirão fica fechado por um mês antes de jogo da Seleção
Mangueirão tem energia solar e reaproveita água da chuva
“Estamos muito felizes de estar no Pará. Estamos entusiasmados em ver que o Estado será sede da COP 30, que proporcionará uma oportunidade única de mostrar a importância vital da Amazônia para o resto do mundo. Agradecemos a hospitalidade da equipe estadual por nos mostrar seus importantes espaços culturais, e esperamos continuar nossas discussões com o governo sobre a melhor forma de apoiar uma COP bem-sucedida e impactante, que beneficiará o povo do Pará, do Brasil e do mundo”, disse Michael Sheldrick, co-fundador e diretor de Política, Impacto e Assuntos Governamentais da Global Citizen.
Michael Sheldrick, que veio ao Pará participar do “Diálogos Amazônicos”, afirmou ter ficado muito impressionado com a hospitalidade na capital paraense. “Tem sido uma viagem fantástica. Já tínhamos ouvido falar das belezas do Pará, mas com certeza superou nossas expectativas. Dizemos sempre que proteger a Amazônia significa defender os direitos e interesses de suas comunidades e garantir que tenham caminhos claros para sair da pobreza e da vulnerabilidade. É isso que a COP 30 precisa apoiar”, acrescentou.
“Aguardamos a viagem do governador para a Semana do Clima em Nova York, no próximo mês, onde participará do Global Citizen Festival, que será uma grande oportunidade para dar continuidade a compromissos passados, fazer novos anúncios e convidar o mundo a trabalhar juntos e fazer da COP 30 a cúpula do clima mais bem-sucedida da história”, ressltou Michael Sheldrick.
Sustentabilidade - O titular da Seel, Cássio Andrade, destacou a estrutura ecologicamente sustentável do Estado, que impressionou os visitantes. “A visita foi muito positiva. Percorremos os principais espaços do estádio, onde foi analisada a estrutura e também o quanto o Mangueirão está alinhado com uma estrutura ecologicamente sustentável, com alternativas para sistemas de captação de água da chuva e painéis solares para geração de energia elétrica, e diversas práticas que reforçam o compromisso do Estado do Pará com o meio ambiente”, enfatizou o secretário.
O Global Citizen Festival será realizado no Central Park, em Nova York, no próximo dia 23 de setembro. Transmitido para dezenas de países, o evento terá a participação da banda Red Hot Chili Peppers e de outros artistas.
Comentar